Presidente da CSB participa do 20º Congresso Internacional de Nutrição

Antonio Neto apresentou, na Espanha, o Programa de Alimentação do Trabalhador do Brasil

Entre os dias 15 e 20 de setembro, aconteceu em Granada, na Espanha, o 20º Congresso Internacional de Nutrição, promovido pela União Internacional de Ciências da Nutrição (IUNS) e organizado pela Sociedade Espanhola de Nutrição, que debateu o papel da alimentação e da saúde pública, da prevenção, do tratamento de doenças crônicas, além do impacto da tecnologia sobre as qualidades nutricionais dos alimentos.

O presidente da CSB, Antonio Neto, participou do evento como palestrante ao lado de mais de cinco mil profissionais especializados na área. Neto apresentou o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Brasil, parceria entre governo, empresa e trabalhadores, e administrado pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na abertura da palestra, Antonio Neto traçou um panorama do cenário econômico e social do Brasil, que vem, segundo ele, avançando de forma significativa nos mais diversos setores, além da melhora na qualidade de vida do povo brasileiro graças a programas sociais como o Bolsa Família.

“Estamos vivendo um processo de ampliação dos empregos, além da crescente formalização e a expansão das políticas de garantia de renda. A classe C incorporará mais 15 milhões de pessoas até 2014, atingindo 59% da população”, expôs o presidente, completando que, em julho, a taxa de desemprego atingiu 5,7%, um dos menores índices da história.

Importância do PAT

20º Congresso Internacional de NutriçãoCom o tema “Estudo sobre alimentação e nutrição no trabalho no Brasil”, o presidente da CSB apresentou a experiência do PAT. Criado em 1976 ‑ e regulamentado quase vinte anos depois –, o programa prioriza o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, que ganham até cinco salários mínimos mensais.

Com o objetivo de melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, o PAT tem repercussão positiva para a qualidade de vida, a redução de acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.

Aproximadamente de 15 milhões de trabalhadores são atendidos pelo programa, que beneficia, essencialmente, a população de baixa renda. Antonio Neto afirmou que o PAT contribui para a evidente melhora na condição de vida dos brasileiros.

“O PAT tem papel destacado no crescimento econômico e no desenvolvimento com justiça social porque colabora para melhor distribuição de renda, nível de aprendizado, qualificação profissional e condição de saúde e de trabalho”, esclareceu o presidente da CSB.

Neto mostrou exemplos claros de como o programa é essencial na vida do trabalhador brasileiro. Dos quinhentos casos de mal súbito ocorridos nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), 32% são causados pela falta de alimentação do trabalhador. Além disso, 70% desses trabalhadores pertencem à classe C.

A relação direta entre o aumento da utilização do PAT e a diminuição dos acidentes de trabalho também foi abordada. “Preocupar-se com a alimentação é investir na saúde e na qualidade de vida do trabalhador”, pontuou o presidente da CSB.

Para as empresas, Antonio Neto ressaltou que o PAT melhora a qualidade da mão de obra e não onera a folha de pagamento, porque o programa é um benefício, que é isento de encargos.

Neto destacou a importância do Congresso para as políticas de incentivo à alimentação saudável e ressaltou ainda o caráter social da nutrição, além da importância da existência de lei para garantir o benefício. “Cuidar da sobrevivência física de seus empregados é o mínimo que o empresário tem de assumir, e a legislação precisa assegurar este direito aos trabalhadores”, concluiu.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem