Presidente da CSB participa do 20º Congresso Internacional de Nutrição

Antonio Neto apresentou, na Espanha, o Programa de Alimentação do Trabalhador do Brasil

Entre os dias 15 e 20 de setembro, aconteceu em Granada, na Espanha, o 20º Congresso Internacional de Nutrição, promovido pela União Internacional de Ciências da Nutrição (IUNS) e organizado pela Sociedade Espanhola de Nutrição, que debateu o papel da alimentação e da saúde pública, da prevenção, do tratamento de doenças crônicas, além do impacto da tecnologia sobre as qualidades nutricionais dos alimentos.

O presidente da CSB, Antonio Neto, participou do evento como palestrante ao lado de mais de cinco mil profissionais especializados na área. Neto apresentou o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Brasil, parceria entre governo, empresa e trabalhadores, e administrado pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na abertura da palestra, Antonio Neto traçou um panorama do cenário econômico e social do Brasil, que vem, segundo ele, avançando de forma significativa nos mais diversos setores, além da melhora na qualidade de vida do povo brasileiro graças a programas sociais como o Bolsa Família.

“Estamos vivendo um processo de ampliação dos empregos, além da crescente formalização e a expansão das políticas de garantia de renda. A classe C incorporará mais 15 milhões de pessoas até 2014, atingindo 59% da população”, expôs o presidente, completando que, em julho, a taxa de desemprego atingiu 5,7%, um dos menores índices da história.

Importância do PAT

20º Congresso Internacional de NutriçãoCom o tema “Estudo sobre alimentação e nutrição no trabalho no Brasil”, o presidente da CSB apresentou a experiência do PAT. Criado em 1976 ‑ e regulamentado quase vinte anos depois –, o programa prioriza o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, que ganham até cinco salários mínimos mensais.

Com o objetivo de melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, o PAT tem repercussão positiva para a qualidade de vida, a redução de acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.

Aproximadamente de 15 milhões de trabalhadores são atendidos pelo programa, que beneficia, essencialmente, a população de baixa renda. Antonio Neto afirmou que o PAT contribui para a evidente melhora na condição de vida dos brasileiros.

“O PAT tem papel destacado no crescimento econômico e no desenvolvimento com justiça social porque colabora para melhor distribuição de renda, nível de aprendizado, qualificação profissional e condição de saúde e de trabalho”, esclareceu o presidente da CSB.

Neto mostrou exemplos claros de como o programa é essencial na vida do trabalhador brasileiro. Dos quinhentos casos de mal súbito ocorridos nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), 32% são causados pela falta de alimentação do trabalhador. Além disso, 70% desses trabalhadores pertencem à classe C.

A relação direta entre o aumento da utilização do PAT e a diminuição dos acidentes de trabalho também foi abordada. “Preocupar-se com a alimentação é investir na saúde e na qualidade de vida do trabalhador”, pontuou o presidente da CSB.

Para as empresas, Antonio Neto ressaltou que o PAT melhora a qualidade da mão de obra e não onera a folha de pagamento, porque o programa é um benefício, que é isento de encargos.

Neto destacou a importância do Congresso para as políticas de incentivo à alimentação saudável e ressaltou ainda o caráter social da nutrição, além da importância da existência de lei para garantir o benefício. “Cuidar da sobrevivência física de seus empregados é o mínimo que o empresário tem de assumir, e a legislação precisa assegurar este direito aos trabalhadores”, concluiu.

Compartilhe:

Leia mais
mpt-recomendacoes-questoes-trabalhistas-enchentes-no-rs
MPT orienta sobre questões trabalhistas relacionadas às enchentes no RS
xr:d:DAFqV4cl1zo:2,j:5154768171620944151,t:23080123
Nota da CSB: Sem olhar para o horizonte, trabalhadores vão pagar a conta
mobilizacao-da-csb-rs-e-sindicatos-para-ajudar-vitimas-das-enchentes
Mobilização da CSB-RS e sindicatos pelas vítimas das enchentes segue a todo vapor
enchentes-no-rs-sindicatos-de-presidente-prudente-arrecadam-doacoe
Enchentes no RS: Sindicatos de Presidente Prudente arrecadam doações para vítimas
trabalhadores-rurais-pautas-incra-e-ministerio-da-previdencia
CSB e trabalhadores rurais discutem pautas com Incra e Ministério da Previdência
Simone-Tebet-e-Fernando-Haddad-desvinculacao-aposentadoria-salario-minimo
Sindicatos repudiam ideia de desvincular aposentadoria do salário mínino
desoneracao-da-folha-de-pagamento-sera-extinta-ate-2028
Desoneração da folha de pagamento será gradualmente extinta até 2028
atingidos-por-enchentes-no-rs-terao-recursos-extras
Atingidos por enchentes no RS terão recursos extras: abono salarial, IR e outros; saiba
sindpd-sp-denuncia-grupo-sankhya-pejotizacao
Sindpd-SP denuncia Grupo Sankhya por pejotização de trabalhadores
sesi-decide-enviar-65-milhoes-de-ajuda-ao-rs
Conselho do Sesi decide enviar R$ 65 milhões de ajuda ao Rio Grande do Sul