Por reajuste salarial, servidores de Bom Jesus do Norte (ES) fazem paralisação

Segundo a presidente do sindicato, os trabalhadores estão há 6 anos sem reajustes

Na manhã da última segunda-feira (9), os servidores municipais da cidade de Bom Jesus do Norte (ES) paralisaram os trabalhos e foram às ruas para manifestar suas insatisfações com a administração municipal, que não responde aos pedidos de reunião protocolados pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Bom Jesus do Norte e Apiaca (SINDSERV ABC-ES) para discutir, principalmente, sobre o reajuste salarial, que não ocorre há 6 anos.

Segundo a presidente do SINDSERV ABC-ES, Mirella Crespo, a entidade tenta uma reunião com o prefeito para conversar sobre o reajuste dos servidores, que foi previsto no orçamento de 2016, no valor de R$ 250 mil.

“Ano passado, a administração não previu nosso reajuste no orçamento. Por isso, fizemos, juntamente com a Câmara, uma emenda e conseguimos R$ 250 mil para dar de reajuste e não ter tanta defasagem. Essa emenda foi aprovada e homologada pelo prefeito, mas o aumento não veio”, desabafou Mirella.

9f4d69be-d2a4-4be2-9df6-0429aa6f2d16Em reuniões realizadas no passado, o valor da folha de pagamento era o principal motivo para a falta dos reajustes. Mas a descoberta de contratações sem concurso revoltou o SINDSERV ABC-ES. “Para conceder aumento para os servidores, a folha está alta e tem que cumprir a Lei de responsabilidade fiscal. Eu concordo, lei foi feita para ser cumprida. Mas o que vimos aqui, na prática, são contratações sem concurso todo mês”, completou a presidente do sindicato. Além desse reajuste, os servidores também reivindicam uma verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) para os professores e solução para o atraso no vale-alimentação.

A paralisação superou todas as expectativas dos organizadores. Aproximadamente 70% dos servidores aderiram ao ato. “Nossas orientações foram para que os trabalhadores fossem ao local de trabalho, assinassem o ponto e não trabalhassem. Dessa forma,  tivemos uma adesão muito boa”, completou Mirella.

Na parte da tarde, aproximadamente 100 servidores saíram da sede do sindicato caminharam pelo Centro até a frente da Prefeitura.

No final do ato, Mirella Crespo protocolou mais um pedido de reunião com a administração e ainda entregou para o secretário dos Servidores Públicos da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Espirito Santo (FESPUME-ES), Jorge Antonio da Silva Nascimento, uma denúncia para ser protocolada no Tribunal de Contas do estado do Espirito Santo.

20160510053117 (3)O dirigente da CSB espera que o prefeito se reúna com os servidores. Caso isso não aconteça, não está descartada uma greve. “A gente está confiante de que o prefeito vai chegar a um acordo, mas se ele não atender, a tendência é fazer uma paralisação geral. Esperamos que isso não aconteça, pois não é bom para nenhum dos dois lados”, falou Nascimento.

Caso não seja atendido o pedido de reunião, o SINDSERV ABC-ES fará outra assembleia, que poderá levar a mais uma paralisação. Enquanto isso, outras medidas serão tomadas. “Amanhã terei a palavra na Câmara dos Vereadores, protocolamos um documento pedindo para que nada de interesse do prefeito seja votado enquanto ele não nos atender”, falou a presidente do sindicato, que acha de extrema importância a presença da CSB nessa luta.

“A presença da CSB e da Federação é fundamental, nossa relação é de pai para filho. São entidades que têm mais força, maior articulação, que dão respaldo na área de comunicação e na área jurídica. Eles nos dão orientações de como negociar, como chegar aos nossos objetivos e mostram que não estamos sozinhos”, falou Mirella.

Compartilhe:

Leia mais
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!
greve geral argentina cgt
Centrais sindicais argentinas convocam greve geral contra políticas de Javier Milei
havan condenada assédio eleitoral
Justiça do Trabalho condena Havan por assédio eleitoral contra ex-funcionária
taxa de juros para famílias cresce
Taxa de juros para famílias cresce e alcança maior nível desde agosto 2023
debate dieese cop 30 paulo de oliveira
Agenda ambiental não pode ignorar justiça social, defende CSB em debate pré COP 30
13o aposentados inss consulta
Consulta do valor do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa em maio