Por reajuste salarial, servidores de Bom Jesus do Norte (ES) fazem paralisação

Segundo a presidente do sindicato, os trabalhadores estão há 6 anos sem reajustes

Na manhã da última segunda-feira (9), os servidores municipais da cidade de Bom Jesus do Norte (ES) paralisaram os trabalhos e foram às ruas para manifestar suas insatisfações com a administração municipal, que não responde aos pedidos de reunião protocolados pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Bom Jesus do Norte e Apiaca (SINDSERV ABC-ES) para discutir, principalmente, sobre o reajuste salarial, que não ocorre há 6 anos.

Segundo a presidente do SINDSERV ABC-ES, Mirella Crespo, a entidade tenta uma reunião com o prefeito para conversar sobre o reajuste dos servidores, que foi previsto no orçamento de 2016, no valor de R$ 250 mil.

“Ano passado, a administração não previu nosso reajuste no orçamento. Por isso, fizemos, juntamente com a Câmara, uma emenda e conseguimos R$ 250 mil para dar de reajuste e não ter tanta defasagem. Essa emenda foi aprovada e homologada pelo prefeito, mas o aumento não veio”, desabafou Mirella.

9f4d69be-d2a4-4be2-9df6-0429aa6f2d16Em reuniões realizadas no passado, o valor da folha de pagamento era o principal motivo para a falta dos reajustes. Mas a descoberta de contratações sem concurso revoltou o SINDSERV ABC-ES. “Para conceder aumento para os servidores, a folha está alta e tem que cumprir a Lei de responsabilidade fiscal. Eu concordo, lei foi feita para ser cumprida. Mas o que vimos aqui, na prática, são contratações sem concurso todo mês”, completou a presidente do sindicato. Além desse reajuste, os servidores também reivindicam uma verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) para os professores e solução para o atraso no vale-alimentação.

A paralisação superou todas as expectativas dos organizadores. Aproximadamente 70% dos servidores aderiram ao ato. “Nossas orientações foram para que os trabalhadores fossem ao local de trabalho, assinassem o ponto e não trabalhassem. Dessa forma,  tivemos uma adesão muito boa”, completou Mirella.

Na parte da tarde, aproximadamente 100 servidores saíram da sede do sindicato caminharam pelo Centro até a frente da Prefeitura.

No final do ato, Mirella Crespo protocolou mais um pedido de reunião com a administração e ainda entregou para o secretário dos Servidores Públicos da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Espirito Santo (FESPUME-ES), Jorge Antonio da Silva Nascimento, uma denúncia para ser protocolada no Tribunal de Contas do estado do Espirito Santo.

20160510053117 (3)O dirigente da CSB espera que o prefeito se reúna com os servidores. Caso isso não aconteça, não está descartada uma greve. “A gente está confiante de que o prefeito vai chegar a um acordo, mas se ele não atender, a tendência é fazer uma paralisação geral. Esperamos que isso não aconteça, pois não é bom para nenhum dos dois lados”, falou Nascimento.

Caso não seja atendido o pedido de reunião, o SINDSERV ABC-ES fará outra assembleia, que poderá levar a mais uma paralisação. Enquanto isso, outras medidas serão tomadas. “Amanhã terei a palavra na Câmara dos Vereadores, protocolamos um documento pedindo para que nada de interesse do prefeito seja votado enquanto ele não nos atender”, falou a presidente do sindicato, que acha de extrema importância a presença da CSB nessa luta.

“A presença da CSB e da Federação é fundamental, nossa relação é de pai para filho. São entidades que têm mais força, maior articulação, que dão respaldo na área de comunicação e na área jurídica. Eles nos dão orientações de como negociar, como chegar aos nossos objetivos e mostram que não estamos sozinhos”, falou Mirella.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda