Por apoio ao PLC 28/17, taxistas do Nordeste se reúnem com senador Renan Calheiros

Aprovado na Câmara dos Deputados através do PL 5587/16, projeto agora será debatido e votado no Senado Federal

Em busca de apoio ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/2017, lideranças dos sindicatos dos taxistas de Alagoas, Ceará, Sergipe e Paraíba, ligados à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), se reuniram na manhã da última segunda-feira (10), em Maceió (AL), com o líder do PMDB no Senado Federal, Renan Calheiros. O Projeto, que foi aprovado na Câmara dos Deputados, através do PL 5587/16, na última terça-feira (4), segue para debate e votação no Senado Federal.

Segundo o vice-presidente da CSB e diretor do SINDITAXI/CE, Francisco Moura, os taxistas esperam que os senadores regulamentem o projeto no mesmo formato que foi aprovado pela Câmara.

“Aprovar o projeto como a Câmara dos Deputados aprovou é garantir o respeito às leis, é resguardar a profissão dos taxistas, garantindo principalmente a segurança e a qualidade no serviço para a população”, disse o dirigente, que ainda garantiu que Calheiros apoiará os taxistas e o PLC, que trata da regulamentação de serviços de transporte remunerado individual por meios de aplicativos.

“A Câmara deu um passo importante no sentido de regulamentar, dar qualidade e garantir segurança ao usuário. O Senado precisa ter o bom senso para garantir a implantação do projeto. Não é justo que os taxistas, que se preparam, que têm a profissão regulamentada e que pagam impostos, sejam prejudicados por uma empresa que tenta exterminar uma categoria centenária”, falou o senador, de acordo com Moura.

Agora, a meta dos taxistas é conversar com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e pedir que o projeto seja aprovado na íntegra. O senador foi autor da Lei que regulamentou a profissão de taxista, em 26 de agosto de 2011.

As lideranças dos taxistas também pretendem visitar o gabinete de todos os senadores em busca de apoiadores.

Estiveram presentes na reunião, a ABRACOMTAXI, Radio Táxi Capital de Fortaleza, Cooperativas de Rádio Táxi de Alagoas e o deputado federal de Alagoas, Givaldo Carimbão.

PL 5587/16

O Projeto de Lei 5587/16 determina que a cobrança do serviço seja feita através de taxímetro físico e que seja fiscalizado pelo poder público municipal. Será exercida contratação de seguro de acidentes pessoais de passageiros e do DPVAT para o veículo. Além disso, o motorista terá que se inscrever no INSS como contribuinte individual e ter habilitação tipo “B” ou superior com a informação de que exerce atividade remunerada.

Compartilhe:

Leia mais
Sergio Arnoud CSB 14 forum sindical brics
CSB participa do 14º Fórum Sindical do Brics e debate efeitos de tarifaço de Trump
csb brics
CSB apresenta teses para o 14º Fórum Sindical do BRICS; acesse
prédio do inss previdência social em brasília
INSS libera primeira cota do 13º e benefícios de abril a partir desta quinta; saiba
Flavio Werneck CSB no MPT
Abril Verde no MPT: CSB destaca relação entre direitos e saúde mental do trabalhador
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador