Dados do Instituto Locomotiva e QuestionPro apontam que 57% dos brasileiros são contra a escala 6×1, modelo modelo em que os trabalhadores têm apenas uma folga por semana. A pesquisa ainda aponta que 65% consideram o fim da escala 6×1 uma medida que pode aumentar a oferta de empregos no país.
Para 42% dos entrevistados, o fim da escala 6×1 deve aumentar a produtividade, e 4 a cada 10 entrevistados acreditam que a proibição desse tipo de jornada não afetaria a economia.
57% dos entrevistados avaliam que a escala 6×1 é prejudicial para a saúde mental dos trabalhadores.
Leia: Governo espanhol apresenta projeto para reduzir a jornada de trabalho para 37,5 horas semanais
A opinião de 65% é de que a adoção de uma jornada menor aumentaria a qualidade de vida e outros 69% compartilham da mesma linha de pensamento caso a mudança ocorra sem diminuição salarial.
Outros 69% concordam que o tempo para descanso, lazer e família aumentaria com a proibição da escala 6×1.
A pesquisa também mostra que 91% possuem algum conhecimento sobre a discussão que propõe escala 6×1. Para os que trabalham ou moram com alguém que segue a escala, o levantamento mostra que 97% têm conhecimento do debate, assim como 78% dos que não trabalham em jornada 6×1.
O Instituto Locomotiva e a QuestionPro fizeram, em todo país, 1.461 entrevistas digitais por meio de autopreenchimento de formulário com pessoas acima de 18 anos. O período de coleta de dados aconteceu entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2024, e a margem de erro é de 2,5%.
Com informações de Estadão
Foto: reprodução