O mestre em comunicação da UFRJ mostrou conceitos e técnicas para uma boa oratória
Com o objetivo de impulsionar a performance do líder sindical para influenciar pessoas e consequentemente manter e conquistar direitos, o mestre em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carlos Conce deu continuidade ao segundo dia de Congresso Estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) Mato Grosso com palestra sobre oratória sindical. Em apresentação interativa, o mestre em comunicação mostrou e demonstrou de que maneira a comunicação influencia as pessoas, seja de forma verbal ou não verbal.
“Precisamos aprender a perceber melhor os semblantes e aumentar o nosso poder de percepção. O líder sindical não pode demonstrar fraqueza e medo, seja através de ações verbais ou do seu comportamento. Para influenciar pessoas é preciso entender o ouvinte e colocar na sua fala a linguagem dele. Devemos saber a linguagem dos amigos e principalmente dos inimigos, pois é através da linguagem que se domina”, completou Conce.
Ainda segundo o palestrante, para influenciar as pessoas são necessários três fatores: eloquência, retórica e oratória. “Eloquência é o dom das palavras, ou seja, ouvir bem, falar bem, falar no tempo certo, com a pessoa certa. Não falar de mais e nem de menos. Retórica é a ciência da técnica para falar em público, e a oratória é a prática da eloquência e da retórica”, disse Conce, que ainda explicou as diferenças entre convencimento e persuasão
“Falar bem significa influenciar. O convencimento é o raciocínio lógico com provas objetivas, de uma maneira que atinge o outro universalmente. Já a persuasão é relacionada ao emocional, ao sentimento, ou seja, a subjetividade”, completou.
Para obter melhores resultados, o orador também precisa usar uma roupa adequada, o texto correto para a ocasião e sempre treinar a sua performance. Na segunda etapa da apresentação, Conce mostrou aos dirigentes mato-grossenses cinco habilidades de oratória: a intelectual, emocional, verbal, vocal e visual.
“Precisamos ter conhecimento específico, conhecimento geral e também o conhecimento da técnica de oratória. É preciso dominar o nosso medo de falar em público e o pensamento negativo. Esse medo pode ser causado pela falta de conhecimento específico. Ao nos comunicarmos, devemos sempre falar com fluência, objetividade e clareza, evitar gírias, siglas e muitos termos técnicos, além dos palavrões. Para a técnica vocal, podemos manter a respiração correta e usar os recursos da voz. O tom da voz deve ser utilizado sempre. A aparência também é importante, manter uma boa aparência, uma boa postura, usar gesticulações e expressões corporais corretas também podem ajudar”, explicou Conce.
Segundo o especialista, em momentos de crise é necessário fazer um investimento em si mesmo. “O líder não pode somente cuidar dos outros, o líder é responsável pela transformação, e para isso ele precisa investir em si mesmo”, finalizou.