Para barrar votação do PL 4302/98, centrais sindicais se reúnem com Rodrigo Maia

Entidades buscam mais diálogo sobre projeto que regulamenta a terceirização

As centrais sindicais estiveram, na tarde desta terça-feira (21), em audiência com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tentar barrar a votação do Projeto de Lei (PL) 4302/98, que regulamenta a terceirização. As entidades acreditam que o projeto merece mais debates e apoiam votação do PL 4330/04, que está no Senado Federal.  O projeto, que seria votado nesta terça-feira, na Câmara, é a pauta única desta quarta-feira (22).

Para o secretário-geral da CSB, Alvaro Egea, que representou a Central na audiência, essa votação é uma retaliação pelas manifestações contra a PEC 287, que trata da Reforma da Previdência e que aconteceram em todo País, no último dia 15.

“Esse projeto abre as porteiras para a terceirização generalizada, ele acaba com o concurso público, desmonta toda estrutura sindical brasileira e desmonta a legislação do trabalho. Isso é um atraso e não vai diminuir os números de ações trabalhistas, pelo contrário, vai aumentar. O PL também dá anistia para dívidas de empresas, que é uma coisa absurda, pois também afeta a arrecadação do governo. É um projeto absolutamente inadequado, não houve nenhum debate, isso é na verdade uma chantagem com o movimento sindical por conta da mobilização do último dia 15. É um terrorismo com o movimento sindical” , falou.

Segundo Egea, a posição da centrais foi discutida em uma reunião com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na última segunda-feira (20).

“Nós pedimos para o ministro tentar suspender essa votação enquanto não votam a reforma trabalhista, que está sendo debatida no Congresso, na sociedade brasileira e em uma mesa de negociação entre o ministro, as centrais e o relator do projeto. Por isso, essa votação do 4302 é um contrassenso. No começo do debate da reforma trabalhista, que é de iniciativa do governo, você votar o projeto de terceirização que está parado há 20 anos” explicou.

As centrais voltam a se reunir com o presidente da Câmara nesta quarta-feira (22) para debater e expor pontos do PL 4330.

“O projeto 4330 já foi aprovado na Câmara. Ele passou por um longo debate com o movimento sindical e com os empresários. Então, é um projeto que traz avanços, como a responsabilidade do contratante. Há muitos pontos positivos que foram frutos de emendas, que foram feitas na sua tramitação na Câmara e que trazem garantias aos trabalhadores. Esse projeto sim deveria ser votado”, explicou Egea.

“Ele [Rodrigo Maia] disse que quem pautou a votação foi o governo e que vai colocar em votação. Na verdade, o Rodrigo Maia cumpre o que o governo determina. Nós sabemos que ele tem autonomia para pautar outros temas, ele deveria ouvir o apelo das centrais sindicais e abrir um debate, assim como ele prometeu em outras audiências”, finalizou o secretário-geral.

Compartilhe:

Leia mais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do Imposto de Renda e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria
salário mínimo 2026
Salário mínimo em 2026 deve ser de R$ 1.627, com reajuste de 7,18%, projeta governo
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!