“Os trabalhadores do México, neste momento, estão lutando contra os mesmos inimigos que vocês”, diz Antonio Álvarez Esparza, dirigente da CROC

Representante da Confederação Revolucionária de Trabalhadores reforça a união entre Brasil e México nas lutas pelos direitos dos trabalhadores latino-americanos

Companheirismo e união de movimentos sindicalistas internacionais também marcaram o ciclo de palestras do Seminário Nacional de Formação Política da CSB, realizado na última segunda-feira (6). Brasil e México reiteraram a unidade de seus compromissos de luta durante a palavra do representante da Confederação Revolucionária de Trabalhadores Obreros e Campesinos de Jalisco (CROC), Antonio Álvarez Esparza. “Os trabalhadores do México, neste momento, estão lutando contra os mesmos inimigos que vocês”, declarou o líder sindical.

A explanação a respeito da pressão exercida pela ordem econômica mundial sobre os trabalhadores latino-americanos foi o principal tema exposto por Esparza. De acordo com o dirigente da CROC, as crises sofridas pelas nações possuem uma causa única. “Os ciclos econômicos provocam crises muito profundas nos países com o objetivo de realizar mudanças radicais, privatizando a livre concorrência e pulverizando as sociedades. Vejo que estão induzindo este grande país a uma crise, para logo levar ao resultado da flexibilização laboral e do ajuste econômico”, afirmou Antonio Álvarez.

Para exemplificar a consequência que o chamado neoliberalismo acarreta às nações, o representante da Confederação relembra a história do seu país de origem. Segundo Esparza, a cada crise enfrentada pelo México nos anos de 1982, 1988, 1994, 1995 e 2008, a nação perdeu 8% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

“Fecharam uma infinidade de empresas. Trabalhamos três dias por semana porque a empresa não teria com o que sobreviver. Quantos sacrifícios tão grandes tiveram [de enfrentar] os trabalhadores do mundo para poder fundamentar uma nova ordem econômica que é toda injustiça, toda dor e toda subordinação?”, questionou o orador, e completou: “No México, somos todos filhos da crise”.

Em meio à exposição de ideias, o líder da CROC deixou um alerta aos dirigentes sindicais e trabalhadores presentes no Seminário. Para Antonio Álvarez, o Brasil precisa superar o desafio imposto por seu atual cenário político interno, e “se [os trabalhadores] não se unirem, ele irá os arrasar, mas se mantiverem a unidade, a consciência e o diagnóstico corretos, triunfarão”.

Ao final, o representante da Confederação Revolucionária de Trabalhadores Obreros e Campesinos de Jalisco parabenizou a iniciativa da CSB em promover o Seminário de Formação Política e se disse inspirado por todos os palestrantes do evento.

“Encoraja-me muito a claridade que tem essa Central dos trabalhadores brasileiros; encoraja-me muito ver que está se formando aqui, com todos vocês, uma consciência científica bem fundamentada, porque gera uma força para seguir adiante”, concluiu Esparza.

Parceria

Em entrevista, o representante da CROC também relembrou as atividades que a CSB e as entidades sindicais mexicanas – a CROC e a Federação Revolucionária de Obreros e Campesinos do Estado de Jalisco (FROC) – têm realizado em parceria, como os debates do Fórum de Guadalajara (capital de Jalisco) de 2012 e 2014 e o Fórum Sindical Brasil-México, realizado em 2013.

“Temos empreendido uma análise conjunta sobre os problemas comuns do mundo dos trabalhadores para termos uma agenda de trabalho”, disse Antonio Álvarez. De acordo com o líder sindical, a importância de grupos econômicos formados por nações em desenvolvimento, como os BRICS, e da união entre ambos os países é essencial para estabelecer “uma ideia comum e uma meta comum entre as duas nações que mais se identificam e mais se estimam: Brasil e México”.

Veja a galeria de fotos do Seminário Nacional de Formação Política da CSB

Assista à integra da palestra de Antonio Álvarez Esparza no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos