Os desafios dos Policiais Federais pela segurança do Brasil

Mudanças estruturais e investimento em tecnologia estão entre as demandas da categoria em todo o País

Com aumento na visibilidade de importantes operações de combate à corrupção, como a Lava-Jato, a Polícia Federal, criada durante o governo de Getúlio Vargas, assumiu seu papel de protagonista no combate aos crimes de colarinho branco no País. E nesta sexta-feira (16) os profissionais da categoria em todo Brasil comemoram o Dia do Policial Federal, data criada pelo Decreto 5279/2004.

Apesar da situação menos conturbada em comparação a anos anteriores, segundo Flávio Werneck– presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindpol/DF) e vice-presidente da Central do Sindicatos Brasileiros (CSB) –, ainda é necessária mudança efetiva na PF, que conta com mais de 10 mil policiais na ativa em seu quadro.

“Precisamos de mudanças estruturais, a primeira delas deve ser a meritocracia, ou seja, uma mudança na estrutura de carreira da PF, onde o mais competente possa ter a motivação para olhar para cima e ver onde pode chegar. Uma carreira de apoio forte. O Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF) tem que ser fortalecido para que a atividade-meio seja melhor implementada e para que o policial possa ir para atividade-fim e largar a burocracia”, disse Werneck, que também citou como necessário uma estrutura como a do FBI, para que o os policias usem cada vez mais as tecnologias disponíveis.

Werneck, que também é vice-presidente da Federação Nacional dos Policias Federais (FENAPEF), fez um balanço positivo de 2018 para a categoria. “Este último ano conseguimos receber parcelas do acordo econômico que a gente tinha feito com o governo. Mesmo eles tentando adiar, conseguimos manter por vias judiciais. Conseguimos também a manutenção do regime de aposentadoria dos policiais, que foi amplamente ameaçado”, explicou o dirigente.

Segundo ele, a burocracia ainda dificulta a evolução da categoria e da própria Polícia Federal.

“Tivemos algumas propostas bem ruins, que burocratizam o nosso sistema de processo penal e nosso sistema de segurança pública, em detrimento de uma boa prestação de serviço à sociedade. A apresentação do relatório do Código de Processo Penal, que é extremamente burocrático e contraproducente, é um dos exemplos que a gente tem e que estamos lutando para que não evolua”, completou.

Apesar da melhora das condições, o dirigente também alerta para iniciativas ruins que ainda permanecem vivas.

“Nossa situação está mais tranquila do que há quatro anos atrás, tivemos uma restruturação financeira, que deu uma aliviada. Mas o assédio moral e o péssimo ambiente de trabalho também continuam. Ainda temos um longo caminho a percorrer. A gente tem acompanhado isso através do atendimento psicológico”, finalizou. Werneck espera que bons exemplos em todo o mundo sejam aplicados no Brasil para combater a crise na segurança pública.

Entre esses exemplos, está a independência investigativa, onde o policial que esteja investigando não sofra influência política e o sistema abreviado de julgamento para crimes em flagrante, assim como acontece no Chile e no Uruguai.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda