Nova diretoria do SINDCONTAB/AM toma posse em cerimônia na Assembleia Legislativa do Amazonas

Conquistas e bandeiras de luta da categoria foram recordadas pela presidente reeleita Rita de Nazaré Dias durante solenidade

Em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, tomou posse, na segunda-feira (7), a nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Amazonas (SINDCONTAB/AM). Rita de Nazaré Dias foi reeleita presidente da Entidade para a gestão 2016-2019.

Piso salarial municipal da categoria, fechamento de convenções e acordos coletivos, dissídio e o fortalecimento do SINDCONTAB/AM como representante dos trabalhadores perante os órgãos oficiais do governo foram algumas das conquistas relembradas por autoridades presentes e pela presidente do Sindicato. De acordo com Rita, a Entidade fundada em 1948 possui, hoje, um reconhecimento nunca antes experimentado em sua história.

“Os órgãos não nos conheciam. Não havia espaço para a gente. Mas agora estamos dentro dos conselhos de contribuintes da prefeitura de Manaus; do conselho da Previdência Social, da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU); fundamos junto à Receita Federal o fórum de atendimento ao contribuinte; participamos do fórum de contribuinte do FGTS da Caixa Econômica. Hoje, realizamos audiências públicas na Assembleia Legislativa, somos conhecidos e temos o nosso espaço”, elenca a dirigente.

amA instituição de um decreto municipal que isenta os escritórios de contabilidade do pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), a publicação da nota de recomendação do Ministério Público Federal que obriga a fiscalização da contribuição sindical nas empresas e os cursos de qualificação – como o de RAIS e CAGED – no Ministério do Trabalho e Previdência Social foram outras ações do SINDCONTAB/AM parabenizadas pelos convidados e dirigentes sindicais durante a cerimônia de posse.

O presidente da CSB, Antonio Neto, também cumprimentou a gestão anterior e congratulou a diretoria eleita. Neto afirmou que todos os objetivos alcançados pelo Sindicato demonstram o compromisso dos dirigentes sindicais em defender os direitos trabalhistas e combater qualquer ameaça à independência e autonomia das representações dos trabalhadores brasileiros.

“É com satisfação que acompanho e tenho a oportunidade de parabenizar o trabalho dos contabilistas do Amazonas. As conquistas e o crescimento do SINDCONTAB/AM não significam apenas o fortalecimento de uma única categoria; é o reflexo da grandeza e das lutas de cada trabalhador do Norte deste País. Por isso, digo à presidente reeleita Rita de Nazaré que a CSB reitera o apoio à Entidade e à luta da dirigente para os próximos quatro anos, confiante de que virão outros mais para consolidar a força dos profissionais contábeis e de todos os amazonenses”, saudou.

Com a participação do Sindicato nas Comissões Legislativas Participativas do Congresso Nacional, o piso salarial nacional para os contabilistas é a principal reivindicação e bandeira de luta da categoria para a nova gestão – além da apresentação de um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Manaus que pede um piso estadual aos contadores e servidores públicos do estado. Segundo a dirigente sindical Rita de Nazaré, estes objetivos serão conquistados juntos à Central dos Sindicatos Brasileiros.

“A CSB hoje tem uma grande importância para a categoria.  A gente vai para manifestações, para a frente da prefeitura, da Receita Federal, com carro de som, e a Central sempre está lá. Foi através da CSB que eu cheguei pela primeira vez até a presidente Dilma, que eu consegui estar com o SINDCONTAB/AM representando os contabilistas do Brasil na Comissão Legislativa Participativa. A CSB dá o devido valor à nossa profissão e eu sou muito grata ao Antonio Neto por enxergar a essência e a importância dos contabilistas no País”, concluiu a dirigente.

Para celebrar a eleição e o trabalho do Sindicato nos últimos quatro anos, estiveram presentes no evento os deputados estaduais Alessandra Campêlo (PC do B), Luiz Castro (Rede Sustentabilidade), José Ricardo (PT), Serafim Correa (PSB) e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Manaus (CMAS), Márcia de Souza.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como