Nota de repúdio à morte do cinegrafista Santiago Andrade

CSB condena a violência e reforça seus princípios de luta pela democracia e justiça ao povo brasileiro

A Central dos Sindicatos Brasileiros lamenta a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, atingido por um rojão na quinta-feira (6). O profissional registrava o confronto entre a Polícia Militar e manifestantes que protestavam – no Centro do Rio de Janeiro ‑ contra o aumento dos preços das passagens de ônibus.

Reafirmamos que atos criminosos como os ocorridos no Rio de Janeiro estão dissociados da luta do povo brasileiro, mantendo-se distante dos ideais de avanços na democracia, da construção de um país mais justo, com distribuição de renda e igualdade de oportunidades. As manifestações democráticas jamais podem servir de instrumento para a morte e o assassinato de trabalhadores.

Acontecimentos lamentáveis e chocantes como o do cinegrafista da Band reforçam que algumas mobilizações viraram um canal para a ação de criminosos encapuzados, que denigrem e desmoralizam as lutas justas do povo. Além disso, a falta de respeito pela vida humana ‑ demonstrada por alguns grupos e seus integrantes – destrói o ideal de um movimento vivo, progressista e organizado do Brasil.

A CSB apoia a manifestação popular e a luta dos trabalhadores, mas repudia toda e qualquer ação cruel, violenta e antidemocrática, que fira e macule os direitos humanos e a verdadeira democracia. A liberdade de expressão e manifestação não pode ser usada como arma para matar nem construir falsas verdades que atinjam diretamente os reais e justos interesses do povo brasileiro.

A Central se solidariza à família de Santiago Andrade, externa seus sentimentos à mulher e à filha do cinegrafista, bem como aos seus colegas de profissão. A entidade mantém seus princípios de luta e justiça, para a construção de um Brasil verdadeiramente democrático e igualitário para todos.