Municipários de Santa Cruz do Sul (RS) aprovam por unanimidade filiação à CSB

Em assembleia, categoria votou também a pauta de reivindicações da campanha salarial  

Mais de 900 servidores públicos municipais da cidade de Santa Cruz do Sul, 150 km de Porte Alegre (RS), aprovaram de forma unânime, em assembleia realizada na tarde da última quarta-feira (21), no ginásio poliesportivo, a filiação do Sindicato dos Funcionários Municipais de Santa Cruz do Sul (Sinfum), que representa cerca de 2.500 trabalhadores, à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

A categoria aproveitou a oportunidade para aprovar também a pauta de reivindicações da campanha salarial de 2018, que incluem insalubridade, periculosidade, risco de vida, vale-transporte, vale-refeição, de R$ 500 para R$ 600, fundo de complementação de aposentadoria e plano de saúde. O procedimento para o desconto da contribuição sindical também foi aprovado.

O índice de reajuste salarial aprovado em assembleia foi equivalente ao IPCA mais 5% de ganhos reais. A data base da categoria é abril. Apesar de razoável, o presidente do Sinfum, José Bonifácio Almada, destacou que este valor também representa uma diminuição nas perdas salariais.

“De 2009 para cá nós conseguimos resgatar muitas coisas, mas ainda falta. Vai ser difícil conseguir este índice, mas vamos tentar. Neste ganho real, estamos colocando as perdas, que até 2009 era de 74% e hoje é de 34%. Conseguimos recuperar um pouco nestes anos”, explicou o presidente.

Após participar, como ouvinte, do primeiro congresso estadual do CSB no Rio Grande do Sul, em Gramado, e ao conhecer a Central, Almada percebeu que a forma de trabalho da entidade se identificava com o sindicato.

“Participamos de um congresso em São Paulo, e isso só confirmou as impressões que tivemos em Gramado. A CSB é completamente diferente do que estamos acostumados a ver, é uma Central apartidária, que mesmo antes da filiação nos deu um grande apoio logístico e jurídico, como a gente nunca teve”, falou o presente, afirmando que assim como foi na luta contra a reforma da Previdência, o sindicato está sempre junto da Central nas lutas pelos trabalhadores.

Para a presidente da Seccional RS da CSB, a filiação reafirma o compromisso com os servidores públicos e o projeto de ampliação da Central no estado.

“É mais um sindicato de servidores públicos que vem agregar à CSB, em uma região importantíssima do estado. Para nós é uma alegria muito grande recebê-los para somar junto aos outros sindicatos de servidores municipais. Dessa forma, seremos a central com mais sindicatos na base de municipários, e isso vem ao encontro das nossas metas de ampliação da nossa Central em pontos estratégicos do estado, para a luta dos trabalhadores e para expandir as nossas ideias e valores. É um enorme ganho para a CSB RS a chegada dos trabalhadores municipários desta grande cidade”, finalizou Eliane, indicando que há a previsão da criação da secretaria dos servidores públicos na seccional gaúcha.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social