Central dos Sindicatos Brasileiros

Mototaxistas preparam mobilizações para o dia 11 de julho

Mototaxistas preparam mobilizações para o dia 11 de julho

Com o apoio da CSB, categoria fará atos em Brasília e em Maceió para reivindicar a pauta dos trabalhadores

O Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMMEAL) organizará, com o apoio da CSB, dois grandes atos para reivindicar a pauta da categoria. As manifestações acontecerão simultaneamente em Brasília e Maceió.

Na capital federal, a mobilização começará amanhã (10) e se estenderá até o dia 11, data da mobilização nacional organizada pelas centrais sindicais. Haverá caminhadas até o Congresso Nacional; lá o presidente do SIMMEAL, Ed Sampaio, entregará as bandeiras da categoria para o presidente do Senado, Renan Calheiros. Estão previstos também eventos no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a entrega da pauta de reivindicações. Para Maceió, está marcada uma manifestação no centro da cidade, onde dirigentes do sindicato e trabalhadores marcharão em defesa dos direitos da categoria.

Ed Sampaio, que também é secretário da CSB, considera os dois atos fundamentais para que o governo dê atenção às necessidades emergenciais dos mototaxistas e motoboys. “Essa mobilização defenderá os direitos da categoria em todo o Brasil. Estamos com ações efetivas em Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Fortaleza, Recife e Brasília”, explicou.

Para o dirigente, além de melhorar as condições de trabalho, é fundamental que os municípios onde ainda não há o serviço de mototáxi regulamentem urgentemente a atividade. “Um dos grandes impasses que temos são as cidades que não querem regulamentar o serviço, mas lutaremos para que isso aconteça”, reiterou Ed Sampaio.

Os mototaxistas e motoboys reivindicam:

Mototaxistas, reinvindicações, CSB

A categoria é contra a aprovação da obrigatoriedade do uso de um colete com airbag, que custa cerca de R$ 1.500 e, segundo o presidente do SIMMEAL, destruirá a categoria. “Este colete não protege os trabalhadores; esta iniciativa é mais lobby de alguma empresa para ter lucro. Pedimos mais segurança, fiscalização e cursos de capacitação, porque é isso que vai melhorar a situação dos motociclistas”, contestou Ed Sampaio.

MANIFESTO DOS MOTOFRETES, MOTOBOYS E MOTOTAXISTAS.