Mototaxistas preparam mobilizações para o dia 11 de julho

Com o apoio da CSB, categoria fará atos em Brasília e em Maceió para reivindicar a pauta dos trabalhadores

O Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMMEAL) organizará, com o apoio da CSB, dois grandes atos para reivindicar a pauta da categoria. As manifestações acontecerão simultaneamente em Brasília e Maceió.

Na capital federal, a mobilização começará amanhã (10) e se estenderá até o dia 11, data da mobilização nacional organizada pelas centrais sindicais. Haverá caminhadas até o Congresso Nacional; lá o presidente do SIMMEAL, Ed Sampaio, entregará as bandeiras da categoria para o presidente do Senado, Renan Calheiros. Estão previstos também eventos no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a entrega da pauta de reivindicações. Para Maceió, está marcada uma manifestação no centro da cidade, onde dirigentes do sindicato e trabalhadores marcharão em defesa dos direitos da categoria.

Ed Sampaio, que também é secretário da CSB, considera os dois atos fundamentais para que o governo dê atenção às necessidades emergenciais dos mototaxistas e motoboys. “Essa mobilização defenderá os direitos da categoria em todo o Brasil. Estamos com ações efetivas em Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Fortaleza, Recife e Brasília”, explicou.

Para o dirigente, além de melhorar as condições de trabalho, é fundamental que os municípios onde ainda não há o serviço de mototáxi regulamentem urgentemente a atividade. “Um dos grandes impasses que temos são as cidades que não querem regulamentar o serviço, mas lutaremos para que isso aconteça”, reiterou Ed Sampaio.

Os mototaxistas e motoboys reivindicam:

Mototaxistas, reinvindicações, CSB

A categoria é contra a aprovação da obrigatoriedade do uso de um colete com airbag, que custa cerca de R$ 1.500 e, segundo o presidente do SIMMEAL, destruirá a categoria. “Este colete não protege os trabalhadores; esta iniciativa é mais lobby de alguma empresa para ter lucro. Pedimos mais segurança, fiscalização e cursos de capacitação, porque é isso que vai melhorar a situação dos motociclistas”, contestou Ed Sampaio.

MANIFESTO DOS MOTOFRETES, MOTOBOYS E MOTOTAXISTAS.

Compartilhe:

Leia mais
falecimento adriano de souza oliveira sinserpu
CSB e Fesmig lamentam falecimento de Adriano de Souza Oliveira, presidente do Sinserpu
governo proíbe cobrança de taxas no pix
Governo revoga novas regras do Pix e publica MP que reforça gratuidade do serviço
fernando haddad isenção imposto de renda 2025
Governo estuda maneira de manter isenção de IR até dois salários mínimos em 2025, diz Haddad
pauta stf 2025 direito do trabalho
Contribuição assistencial, vínculo em apps e outros temas trabalhistas na pauta da Justiça em 2025
fake news taxar pix 5 mil reais
Receita não vai taxar Pix acima de 5 mil mensais; entenda novas regras alvo de fake news
fake news taxação pix receita federal desmente
Novas regras do Pix não afetarão trabalhadores autônomos, diz Receita Federal
empresa demite todas as mulheres e contrata homens
TST condena empresa por demitir todas as mulheres e substituí-las por homens
inss-convoca-4-milhoes-para-fazer-prova-de-vida
Aposentados e pensionistas do INSS terão reajuste até fevereiro; saiba novos valores em 2025
valores seguro-desemprego 2025
Novos valores do seguro-desemprego para 2025 são definidos com reajuste pelo INPC; confira
centrais sindicais nota sobre mudanças na meta
Centrais sobre Meta: Pela soberania nacional, contra o imperialismo midiático