Programa busca gerar mais e melhores oportunidades de formação profissional e trabalho digno para adolescentes e jovens
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, lançou essa terça-feira (16), o Programa Jovem Aprendiz do Desporto – Jade no Distrito Federal.
A cerimônia, realizada no Centro de Referência Leonel Brizola em Brasília, contou com a presença do Secretário Nacional de Esporte Educação, Lazer e inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Capelli.
Durante o lançamento do Programa – que tem como finalidade gerar mais e melhores oportunidades de formação profissional e trabalho digno para adolescentes e jovens em instituições esportivas – o ministro destacou a importância da atividade tendo em vista o Desporto ser “um grande campo para se desenvolver a aprendizagem”, avaliou.
Saldando o professor, Júnior de Almeida, do Senac e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fabio Zamberlan e do comodoro do Iate Clube de Brasília, Edson Garcia, presentes ao evento, o ministro enfatizou o papel das parcerias na formação do jovem: “É através de parcerias como esta que vamos ampliar cada vez mais a aprendizagem do jovem qualificando-o para a inserção no mercado de trabalho” ressaltou Dias ao ressalvar que “a juventude” é a faixa da sociedade brasileira que mais carece da geração de novos postos de trabalho”.
Já Capelli ressaltou que o setor do desporto vive um momento “extraordinário” em relação à constância e ao volume de investimentos. Ele considerou o Jade “muito importante para o Esporte brasileiro” e destacou que o Programa do MTE terá “um papel fundamental na formação de novos gestores com vínculo específico com o Esporte brasileiro”.
Jade – É um programa de qualificação profissional para jovens contratados em organizações e empresas do Setor do Desporto através da Lei da Aprendizagem. Organizado em três etapas, o programa leva o aprendiz a conhecer, refletir e experimentar o mundo do trabalho, dando início a uma qualificação profissional no esporte. O programa Jovem Aprendiz já foi lançado no Rio de Janeiro e São Paulo.
Fonte: Portal MTE