Manoel Dias apresenta metas e ações do Ministério na Câmara

Modernização dos serviços e da estrutura são prioridades para 2015

Brasília, 20/05/2015 – O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (20). Dias apresentou um amplo panorama das ações desenvolvidas e metas definidas para a pasta neste ano, destacando, inicialmente, o compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores, além da melhoria nas condições de trabalho, a preservação do emprego e o aumento do salário mínimo.

“O MTE e o governo estão comprometidos com a preservação e a ampliação dos direitos trabalhistas e com a manutenção de uma situação de pleno emprego e de aumento consistente do salário mínimo, conquistas que são resultado de ações desenvolvidas desde 2003”, destacou.

Modernização – O ministro abordou as iniciativas para ampliar a eficiência no atendimento ao cidadão, o acesso aos serviços e a diminuição de custos. “Estamos descentralizando as atividades realizadas e as transferindo de Brasília para as outras unidades da federação, combatendo as filas e ampliando o atendimento eletrônico”, explicou.

O objetivo é modernizar a relação com o trabalhador e transformar diversos atendimentos presenciais em ações que possam ser realizadas à distância. Além de ampliar o acesso às informações, a intenção é também beneficiar trabalhadores que não residem nos grandes centros urbanos.

“Pretendemos acabar com a fila no Seguro Desemprego e na Carteira de Trabalho, possibilitando o agendamento eletrônico. Com o Portal Mais Emprego, oferecer acesso e mais informações ao trabalhador e ao empregador. O portal Mais Emprego permite à empresa transmitir informações do Caged ao governo. E, até o final deste ano, pretendemos implantar a Carteira de Trabalho Digital, diminuindo o tempo e os custos com a obtenção de documentos e o gasto com papel”, ressaltou.

Na Comissão foram apresentadas, ainda, as iniciativas para aumentar a qualificação e a educação dos trabalhadores, com parcerias para a ampliação de informação nas escolas e no chão da fábrica. “Estamos empreendendo parcerias para criar uma disciplina para os estudantes do ensino médio – e que envolve temas sobre segurança e qualidade no trabalho e no emprego – além da Universidade do Trabalhador”, disse.

Auditores – Com os novos sistemas do MTE, os auditores fiscais do Trabalho também serão beneficiados.  As fiscalizações poderão ser realizadas por via eletrônica, representando economia de custos e redução do tempo de deslocamento. “Negociamos com o Ministério do Planejamento (MPOG) a ampliação do quadro de servidores por meio da realização de concurso público para auditor fiscal. Falta definirmos os detalhes”, acrescentou.

Fonte: Portal do MTE

Compartilhe:

Leia mais
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial
nota tecnica mpt segurança motoristas rodoviários
Nota do MPT recomenda medidas de proteção a motoristas rodoviários em acordos coletivos
dia internacional pessoa com deficiencia pcd
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: PCDs são só 1,4% dos servidores federais
greve trabalhadores ubs ibiuna
Trabalhadores de 16 UBS entram em greve por salário atrasado e verbas devidas em Ibiúna (SP)
investimento previdencia privada
Investir em previdência privada em dezembro pode aumentar restituição do IR; entenda