Mais de 73% das vagas do programa de capacitação técnica são ofertadas pelo Sistema S

Compõe o Sistema S o Senac, o Senai, o Senat e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

O programa de capacitação técnica do governo atingiu mais de oito milhões de matrículas em agosto deste ano, segundo registros do Ministério da Educação. Desse total, mais de 73% das vagas foram oferecidas por meio das entidades que compõem o chamado Sistema S, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por exemplo.

Marcelo Vasconcelos Trancoso é um dos alunos que procurou o Senac em busca de curso de qualificação. Ele queria investir na carreira profissional, concluir estudos e buscar mais oportunidades na área que tem afinidade: representação comercial e logística.

“Sempre trabalhei na área comercial, mas nunca tive qualificação. Procurei me informar e descobri que o Senac oferecia o curso por meio do programa. Eu não acreditei que faria o curso e ainda receberia uma ajuda de custo. Fiquei muito feliz com a qualidade do curso, os professores, o conhecimento que adquiri”, garante.

O Senac é o segundo maior ofertante de vagas pelo programa, com 30,68% do total de matrículas. Segundo a diretora de Educação Profissional da entidade, Anna Beatriz Waehneldt, o programa articulou e integrou esforços das redes de aprendizagem profissional e do governo federal para ampliar acesso à capacitação e formação profissional de qualidade.

“O Sistema S oferece credibilidade e qualidade e já vem trabalhando com iniciativas similares há bastante tempo. Com a criação do programa, foi permitido ampliarmos a capilaridade e a diversidade de cursos, que vão sendo criados de acordo com a demanda local”, explica.

Histórico
O programa foi criado em 2011 para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e à distância. Hoje, já são mais de oito milhões de alunos matriculados nos cursos de qualificação técnica profissional.

O programa de capacitação técnica tem sistema descentralizado de inscrições. As novas vagas serão abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem. Cada uma dessas instâncias possui inscrições e critérios próprios para seleção de participantes.

Fonte: Blog do Planalto

Compartilhe:

Leia mais
reajuste servidores federais 2025 aprovação orçamento
Reajuste de servidores federais será pago após sanção do Orçamento de 2025
falecimento adriano de souza oliveira sinserpu
CSB e Fesmig lamentam falecimento de Adriano de Souza Oliveira, presidente do Sinserpu
governo proíbe cobrança de taxas no pix
Governo revoga novas regras do Pix e publica MP que reforça gratuidade do serviço
fernando haddad isenção imposto de renda 2025
Governo estuda maneira de manter isenção de IR até dois salários mínimos em 2025, diz Haddad
pauta stf 2025 direito do trabalho
Contribuição assistencial, vínculo em apps e outros temas trabalhistas na pauta da Justiça em 2025
fake news taxar pix 5 mil reais
Receita não vai taxar Pix acima de 5 mil mensais; entenda mudança alvo de fake news
fake news taxação pix receita federal desmente
Novas regras do Pix não afetarão trabalhadores autônomos, diz Receita Federal
empresa demite todas as mulheres e contrata homens
TST condena empresa por demitir todas as mulheres e substituí-las por homens
inss-convoca-4-milhoes-para-fazer-prova-de-vida
Aposentados e pensionistas do INSS terão reajuste até fevereiro; saiba novos valores em 2025
valores seguro-desemprego 2025
Novos valores do seguro-desemprego para 2025 são definidos com reajuste pelo INPC; confira