Ingressos de cinema e aquisição de instrumentos musicais também são os favoritos de quem utiliza o benefício
Livros, jornais, revistas e artigos de papelaria são os produtos preferidos de quem recebe o Vale-Cultura, cartão de R$ 50 mensais direcionados a atividades culturais. O benefício pode ser oferecido a funcionários por empresas.
Segundo o Ministério da Cultura, 88% dos recursos gerados pelos cartões até junho (R$ 12,11 milhões) foram gastos com esses itens. Em seguida, vêm ingressos de cinema (9%) e aquisição de instrumentos musicais (1,3%).
“No Brasil, você tem 400 cidades com sala de cinema. Banca de jornal deve ter em 3.000. Ela acaba virando o único ponto de consumo cultural a que se tem acesso”, diz André Sturm, do Sindicato da Indústria Audiovisual.
Segundo a bancária Rafaela Cruz, a rede de aceitação do Vale-Cultura, um empecilho para as compras no início do programa, está aumentando.
Ela diz ter utilizado o cartão para comprar livros, DVDs e uma entrada para o cinema em São Paulo, onde mora.
Para Cecília Andreucci, diretora de marketing da Livraria Cultura, parte dos trabalhadores que têm o cartão ainda não começou a utilizá-lo. A rede de livrarias aceita os cartões desde janeiro.
Fonte: Folha de São Paulo