Live reúne lideranças trabalhistas, políticos e artistas neste Dia Internacional do Trabalhador

A programação reuniu diferentes personalidades de diversos setores progressistas

Apesar da pandemia e da necessidade de distanciamento social, o Dia Internacional do Trabalhador não passou em branco. A solução foi uma transmissão ao vivo realizada nas Redes Sociais. Dessa forma, trabalhadores de todo o Brasil puderam celebrar a sua data na segurança de suas casas. #FiqueEmCasa

O encontro reuniu diversos artistas e músicos que fizeram apresentações de suas casas. Os shows contemplaram os mais diversos gostos musicais, partindo do samba da Leci Brandão até o punk rock do Dead Fish.

Destacaram-se, porém, as diversas lideranças dos diferentes segmentos progressistas que se pronunciaram ao longo da transmissão.

Uma das mais relevantes foi a do ex-governador do Ceará Ciro Gomes, vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em seu pronunciamento, Ciro falou sobre a necessidade de pensarmos as raízes da crise que estamos atravessando no Brasil. Acima de tudo ofereceu um caminho, para superarmos a longo prazo as dificuldades que o país enfrenta. “É necessário pensarmos em um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, que leve ao centro das prioridades do Brasil o trabalho, os trabalhadores e trabalhadoras. Não mais a especulação e a destruição do nosso país”, finalizou Ciro.

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, também reforçou a necessidade da construção de um projeto de país. “Não vamos deixar, sobretudo, que as mazelas sociais e econômicas que enfrentamos são resultado da falta de um projeto para país. A pandemia está escancarando como nunca as falhas do projeto neoliberal. É chegada a hora de colocar com veemência um Projeto Nacional de Desenvolvimento. Projeto que una quem trabalha e quem produz, para recuperarmos como povo o controle de nosso país”, afirmou Antônio Neto.

A CSB também foi representada por Antonieta de Cássia Dorledo (Tieta), Secretária nacional da mulher trabalhadora da CSB, que enfatizou a luta das mulheres e a necessidade do enfrentamento em busca da igualdade entre gêneros. Além disso, homenageou médicos, enfermeiros e técnicos por sua coragem de salvar vidas, arriscando a própria vida. “Hoje é o dia da classe trabalhadora comemorar tantas lutas e conquistas, sabendo que ainda há muito o que fazer”, afirmou Tieta.

Carlos Lupi, ex-ministro do trabalho, fez uma defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e da unidade contra o autoritarismo. “O 1º de maio é dia de estarmos unidos na construção de uma sociedade mais justa, uma sociedade que só se constrói pela mão do trabalhador”. Além disso, Lupi ressaltou a importância de conciliar o orgulhoso passado dos trabalhistas, com um projeto para o futuro.

O governador Flavio Dino foi outra importante liderança a participar da transmissão. Em sua fala, o governador do Maranhão propôs três assuntos prioritários. “Em primeiro lugar, é importante ressaltar a temática do combate ao coronavírus: preservar a saúde dos brasileiros e das brasileiras; especialmente dos mais pobres. O segundo eixo envolve a preservação dos serviços públicos. Nós podemos visualizar a tragédia que estaríamos vivenciando se no passado tivessem prevalecido as teses neoliberais, de desativação do SUS. Apesar das limitações, é o SUS que está salvando a vida dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil. Já o terceiro eixo trata-se da retomada econômica: devemos preservar empresa e empregos. Para isso, o grande indutor do desenvolvimento é o poder público, com bancos e fundos públicos. Isso de vir de uma tributação mais justa, visando grandes fortunas, lucros e dividendos”, finalizou Dino.

Por fim, Lula, também participou da transmissão. Em sua fala o ex-presidente ressaltou como o coronavírus expôs as faces mais injustas do capitalismo. “A tragédia do coronavírus expôs à luz do sol uma verdade inquestionável: quem sustenta o capitalismo não é o capital, mas somos nós, os trabalhadores. As bíblias do capitalismo internacional estão declarando: o capitalismo está morrendo, está moribundo. E está mesmo. Cabe a nós trabalhadores a criação desse novo mundo”, finalizou o ex-presidente.

Veja na íntegra o 1° de Maio Solidário:

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes