José Fogaça: “A consolidação da CSB é fundamental para a democracia e para a luta dos trabalhadores”

Deputado Federal participou da reunião da Central no Rio Grande do Sul e se comprometeu a negociar a pauta trabalhista no Congresso

Após encontro com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori – na qual a CSB apresentou o trabalho da Entidade e seus representantes no Estado -, cerca de 40 dirigentes da Central no RS se reuniram, em 13 de abril, para discutir a organização e o crescimento da CSB no Estado, além do PL 4330/2004, que trata da regulamentação da prestação de serviço especializado. As emendas e destaques do texto serão votados hoje, 14, na Câmara. A reunião contou com a participação do ex-senador e atual deputado federal José Fogaça (PMDB-RS).

No encontro, os dirigentes reiteraram a importância da união de forças das bases para o fortalecimento da CSB no Estado. “Crescemos muito em pouquíssimo tempo, e sabemos que só organizados poderemos crescer ainda mais, ampliando a nossa representatividade e buscando entidades comprometidas com os reais interesses da classe trabalhadora”, disse Antonio Neto.

“Vamos trabalhar aqui no Rio Grande do Sul para aumentar as nossas filiações e desenvolver ainda mais a nossa organização como central forte e destemida na luta pelo povo do Brasil”, completou o presidente da CSB.

Avanço no Congresso

Segundo os dirigentes da Central, o debate com o deputado Fogaça foi muito produtivo. Na pauta, assuntos como o processo político brasileiro atual, além da situação e correlação de forças dentro do Poder Legislativo. Antonio Neto pediu auxílio ao parlamentar na luta que a CSB trava no Congresso Nacional para destravar a pauta trabalhista.

José Fogaça se comprometeu a construir dentro da Câmara um processo de coalizão de forças para pavimentar as negociações e tirar a pauta da inércia atual. O Deputado destacou também que houve uma mudança de postura em relação ao Congresso no que diz respeito à relação entre a Casa e o Executivo. Para o parlamentar, há hoje um protagonismo maior da Câmara e do Senado, que expõe para a sociedade e os trabalhadores a necessidade de um maior empenho de articulação e negociação, com o objetivo de destravar as bandeiras de luta de interesses dos trabalhadores.

Neste aspecto, a discussão sobre o PL 4330 estabeleceu-se no sentido da necessidade do diálogo e da intensa negociação para evitar o retrocesso e a precarização dos direitos trabalhistas. “Vamos, como representantes dos trabalhadores brasileiros, pressionar o Congresso para que a vida de 12 milhões de trabalhadores melhore e que seus direitos sejam preservados e garantidos”, ressaltou Neto.

Na próxima semana, os sindicatos da CSB no Rio Grande do Sul se reunirão para organizar uma Plenária Estadual, prevista para maio.

Compartilhe:

Leia mais
CSB Mulher seminário justiça climática
CSB Mulher participa de seminário sobre papel das mulheres na luta por justiça climática
nota técnica 09 conalis mpt
Conalis atualiza Nota Técnica nº 09, sobre contribuição assistencial; acesse íntegra
live plano clima e caminhos para a cop 30
Governo convida dirigentes sindicais para live preparatória para a COP 30; inscreva-se
sindicato vigilantes santana do livramento
CSB-RS: Sindicato dos Vigilantes de Sant'Ana do Livramento tem nova diretoria eleita
fila carta de oposição contribuição sindicato
Contribuição assistencial e oposição no marco da Constituição de 1988
nova industria brasil nib missão 3
Nova Indústria Brasil anuncia R$ 1,6 trilhão para projetos de infraestrutura e sustentabilidade
ministro do trabalho luiz marinho seguro-desemprego
Ministro do Trabalho descarta mudança no seguro-desemprego: 'a não ser que me demitam'
Trabalhador paga mais imposto que milionários
Trabalhador com salário de R$ 6 mil paga mesmo Imposto de Renda que 0,01% mais ricos
G20 social rio de janeiro centrais sindicais
Movimento sindical fará debate na Cúpula do G20 Social no RJ; inscreva-se
ministro flavio dino stf pejotização
Opinião: 'Flávio Dino mira terceirização, pejotização e fraudes trabalhistas'