IN e Portaria impõem regras e grupo para controle sobre lavouras de soja em MT

A Sedec publicou IN em 2015, que revogou a de 2014, além de uma Portaria constituindo Grupo de Trabalho para controle fitossanitário da soja em Mato Grosso

Primeiro as mudanças no período do Vazio Sanitário da Soja e posteriormente a instituição de um Grupo de Trabalho (GT) composto de membros pertencentes a diversos órgãos e instituições da esfera estadual e federal, bem como entidades de classe, para elaborar um Plano de Controle sobre as Lavouras de Soja a serem plantadas entre os dias 15 e 30 de setembro, ou seja, o vazio sanitário acresceu em um mês este ano, de 1º de maio a 15 de setembro, comparado ao anterior que iniciava em junho. O Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC/MT, SEAF/MT e o INDEA/MT publicaram os documentos e esperam que o GT crie um padrão de controle de ferrugem asiática para o referido período de plantio, e a primeira reunião aconteceu na última quarta-feira (18) para debaterem a respeito.

As Instruções Normativas são pertinentes às secretarias SEDEC/MT e SEAF/MT, bem como ao INDEA/MT, em que a primeira de Nº 11/2014 referente ao Controle Fitossanitário foi publicada em 30/12/2014, e a segunda de Nº 01/2015 alusiva ao mesmo tema foi divulgada no Diário Oficial em 09.02.2015 (Com retificação quanto à data no D.O. posterior a este).

Na 1ª IN o período do vazio sanitário consta como 1º de Junho a 30 de Setembro, e no documento seguinte houve antecipação de sua vigência para 1ºde Maio, ou seja, ampliou-se de 90 para 180 dias, bem como proibiu-se o cultivo da safrinha de soja.  A imposição é uma estratégia estabelecida pelo Governo do Estado para garantir a sustentabilidade da produção da oleaginosa a médio e longo prazos em Mato Grosso.

Ferrugem

A Ferrugem Asiática é uma doença da soja causada pelo fungo Phakopsora pahcyrhizi, que provoca a desfolha precoce da planta impedindo a completa formação dos grãos, o que gera redução na produtividade. E, de acordo com a IN, o maior volume de pulverização nas lavouras é consequência da perda de eficiência e do número reduzido de ingredientes ativos para controlarem a ferrugem.

Objetivo GT

Quanto ao Grupo de Trabalho, o objetivo é propor o controle mais eficaz dos primeiros plantios para não afetar os agricultores que começarão a plantar a partir de outubro deste ano. Isto, pautado nas considerações das Medidas Fitossanitárias baseadas nas condições edafoclimáticas (tipo de solo e clima) do Estado, o poder competitivo do modelo agrícola mato-grossense, bem como nas orientações da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso (CDSV/SFA-MT) e em notas técnicas de instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação MT.

Portaria GT

A Portaria 006/2015 do INDEA/MT cria o GT e regula o prazo até a segunda quinzena de abril para que o grupo conclua o trabalho proposto, o qual deverá ser aprovado pelas principais entidades e órgãos de defesa vegetal.  “Estamos elaborando um roteiro-base com as sugestões de todos os integrantes do grupo para em abril fecharmos o planejamento do controle”, informa o coordenador do GT, secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.

I – 01 membro da SEDEC;

II – 01 membro do INDEA;

III – 01 membro da FAMATO;

IV – 01 membro da APROSOJA;

V – 01 membro da AMPA;

VI – 01 membro da APROSMAT;

VII – 01 membro do MAPA;

VIII – 01 membro da Fundação MT;

IX – 01 membro da UFMT;

X – 01 membro da CDSV/SFA–MT;

XI – 01 membro da EMBRAPA.

Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT

Compartilhe:

Leia mais
Desemprego atinge menor patamar da história
Desemprego fecha 2024 em 6,2%, menor índice da história; mercado reage negativamente
pagamento cartão restaurante vale-refeição
Governo estuda mudança nas regras do vale-refeição e vale-alimentação para reduzir custos
novo empréstimo consignado trabalhador clt - foto dinheiro cédula real
Trabalhadores com carteira assinada terão novo modelo de crédito consignado, anuncia governo
Reunião Femergs promotora educação santa maria
Federação dos Municipários do RS faz reunião com promotora regional de Educação de Santa Maria
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Brasil gerou 1,69 milhão de empregos com carteira assinada em 2024, aumento de 16,5%
CSB-BA caminhada dia nacional combate ao trabalho escravo
CSB-BA participa de caminhada do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo em Salvador
centrais sindicais apoiam marcio pochmann ibge
Centrais sindicais prestam solidariedade ao presidente do IBGE, Marcio Pochmann
Gabriel Galípolo presidente banco central aumento juros
Galípolo inicia ciclo à frente do Banco Central frustrando os interesses do Brasil
Sinab 36 Romaria Nacional Aposentados
Sinab e CSB marcam presença na 36ª Romaria Nacional dos Aposentados em Aparecida (SP)
reunião sindicatos MT
De volta ao cenário político de MT, lideranças sindicais afirmam que objetivo é dialogar