Central dos Sindicatos Brasileiros

II Encontro Nacional de Lideranças dos Técnicos Agrícolas debate consolidação da luta da categoria

II Encontro Nacional de Lideranças dos Técnicos Agrícolas debate consolidação da luta da categoria

Presidente da CSB, Antonio Neto, ministrou palestra sobre acordos e negociações salariais no segundo dia do evento

Para discutir ações e estratégias de fortalecimento da representação sindical dos técnicos agrícolas, negociações salariais e como o atual cenário político brasileiro influencia a realidade dos profissionais, foi realizado, de 19 a 21 de agosto, o II Encontro Nacional de Lideranças dos Técnicos Agrícolas. Promovido pela Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA), o evento aconteceu em Brasília com o apoio da CSB, da Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA) e do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Distrito Federal (SINTAG/DF).

Durante os três dias, as lideranças de vinte estados brasileiros debateram planos de trabalho, a reorganização da categoria, ações de articulações políticas junto aos parlamentares e definiram metas de filiação. De acordo com o presidente da FENATA, Mário Limberger, “o ponto central do Encontro foi o lançamento dos sites integrados das entidades filiadas à Federação”. Segundo o dirigente, um software para cadastramento dos filiados e organização das cobranças das mensalidades pelo sistema de débito em conta ou boleto bancário também foi apresentado aos sindicalistas.

No primeiro dia, o momento político do Brasil também foi discutido no evento, e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Rocha, ministrou palestra sobre o campo na classe média. Ao longo do discurso, Rocha ainda apresentou um projeto do governo que, segundo o presidente da FENATA, “apoiado pela assistência ao produtor rural, torna possível melhorar o nível de renda do agricultor assistido”.

O presidente da CSB, Antonio Neto, esteve presente no segundo dia do Encontro para participar do debate sobre acordos e negociações salariais com o vice-presidente da Federação, Gilmar Zachi Clavisso.

Os Projetos de Leis sobre o valor da contribuição sindical e do piso salarial dos técnicos agrícolas, o avanço da categoria dos arquitetos com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), serviços de fiscalização e inspeção sanitária, animal e vegetal e o IV Congresso Nacional dos Técnicos Agrícolas também foram pautas do segundo e terceiro dia do Encontro.

Realizado periodicamente a cada quatro meses, a reunião de lideranças da categoria tem o objetivo de definir e reforçar, por meio de discussões, os compromissos adotados pelas entidades. De acordo com Mário Limberger, “a estratégia de promover os encontros periódicos foi a decisão mais acertada da categoria até hoje, pois é uma das formas de fortalecer o movimento nacional dos técnicos agrícolas”. “A cada evento observa-se que o número de participantes aumenta e que, obviamente, saem entusiasmados com a política de atuação unitária a favor da classe trabalhadora”, ressaltou o presidente da FENATA.