Central dos Sindicatos Brasileiros

Contabilistas do Amazonas debatem desburocratização dos procedimentos de abertura das empresas

Contabilistas do Amazonas debatem desburocratização dos procedimentos de abertura das empresas

Categoria defende a implementação do sistema integrador Rede Sim, que começará a funcionar em setembro

O Sindicato dos Contabilistas do Estado do Amazonas (SINDCONTAB-AM) debateu a desburocratização dos procedimentos na abertura de empresas e respectivo funcionamento, na segunda-feira, dia 24, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa.  O debate ocorreu por iniciativa do SINDCONTAB-AM e teve apoio do deputado Serafim Corrêa (PSB).

Um dos principais pontos defendidos pelo sindicato foi a implementação do sistema integrador Rede Sim, da Junta Comercial do Amazonas (Jucea). “Com este novo sistema, haverá  uma dinâmica muito maior entre as empresas, e abertura de novas companhias será desburocratizada”, afirmou Rita de Nazaré Dias, presidente da entidade.

Na audiência, ficou definido que a Rede Sim começará a funcionar no próximo dia 22 de setembro. “A dificuldade de comunicação entre as partições, causadas por deficiências sistêmicas e a falta de simplificação nas informações entre seus respectivos responsáveis, associada à burocracia, tem sido o grande empecilho na abertura de empresas, mas agora entrará uma nova era de reorganização. Com isso o Amazonas irá crescer economicamente e também gerará mais empregos”, avaliou Rita.

Outro problema debatido foi a falta de comunicação entre os dados dos Correios e os sistemas de informática da rede municipal, que dificultam o cruzamento de dados.  “Os impactos que a burocratização traz ao nosso estado é muito grande. As diversas repartições e os diversos órgãos não conseguem conversar uns com os outros. Nós queremos abrir canais para que eles possam conversar entre si. Nós temos perdido muitos empreendimentos, porque ou eles desistem de abrir no Amazonas ou atuam na ilegalidade”, disse a dirigente.