Central dos Sindicatos Brasileiros

Guardas municipais fazem passeata pela regulamentação da profissão

O movimento por melhores condições de trabalho reuniu cerca de 200 manifestantes 

As Guardas Municipais de São Paulo e de diversas outras cidades do Brasil participaram na última sexta-feira (10 de fevereiro) de uma passeata pela regulamentação da profissão. O ato, que reuniu aproximadamente 200 pessoas e recebeu o nome de Primeira Marcha Azul Marinho Paulista, teve início na Avenida Paulista e se encerrou na Câmara Municipal. Após a manifestação houve também um seminário sobre prevenção à violência, que ressaltou a importância da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na segurança dos municípios.

A iniciativa contou com o suporte da Central Sindical de Profissionais (CSP). O apoio da entidade ao movimento de luta das Guardas Municipais permitiu a participação de representantes dos municípios de Mangaratiba, Niterói, Paty do Alferes, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Paracambi, Barra Mansa, Macaé e Maricá. “A CSP contribuiu para o transporte de todos os participantes do Rio de Janeiro que vieram para a marcha. Esse movimento marcou, também, a entrada da CSP na luta das Guardas Municipais pela criação de uma secretaria para cuidar especificamente dos assuntos da categoria”, destaca o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Mangaratiba (Sispmum) no estado do Rio de Janeiro e Secretário Nacional dos Guardas Municipais da CSP, Valdecir Moreira de Freitas.

Segundo Valdecir, a regulamentação das Guardas Municipais é de grande importância para a segurança pública. “A profissionalização das Guardas Municipais e a capacitação desses profissionais é necessária. Precisamos da criação de uma identidade institucional para o guarda e da definição de seu o verdadeiro papel na sociedade. Além de inseri-lo no planejamento da segurança pública”, ressalta. Para o próximo mês está previsto um evento no estado da Bahia.

Fonte: Assessoria CSP