No dia 1º de outubro, sindicalistas se reunirão para relembrar as ações do Comando durante a ditadura militar
Haverá na próxima terça-feira (1), em São Paulo, o Ato Sindical Unitário que marca a memória do enfrentamento do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) ao golpe militar de 1964. O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade (CNV).
O ato faz parte da programação de atividades do Grupo, que está empenhado na investigação e esclarecimento sobre os crimes cometidos contra os trabalhadores durante o regime militar (1964-1985).
Estarão presentes o representante da CSB no GT, Ismael Antônio de Sousa, e o presidente da Central, Antonio Neto, além dos dirigentes de outras centrais sindicais e a coordenadora da CNV e do GT, Rosa Cardoso.
No local também será realizada uma homenagem aos dois remanescentes do CGT, Clodismith Riani e Raphael Martinelli. Ambos ajudaram a organizar o Comando e participaram ativamente dos movimentos de resistência à ditadura.
A concentração será às 9h30 no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, na rua Genebra, 25 (próximo a Câmara Municipal de São Paulo).