Governo permitirá exploração de petróleo na Foz do Amazonas, garante Lula

Em conversa com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o presidente Lula (PT) disse que o governo vai emitir a licença que permitirá a exploração de petróleo na Bacia Foz do Amazonas, na margem equatorial do país. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e os líderes do governo no Congresso José Guimarães (PT-CE), Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) também participaram da reunião.

No encontro, Alcolumbre teria feito uma reclamação acerca da demora do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) na emissão da licença ambiental. Na ocasião, o presidente do Senado teria apontado que o Ministério do Meio Ambiente, pasta comandada pela ministra Marina Silva, é o responsável pela lentidão do processo. No entanto, Lula saiu em defesa da ministra, ressaltando que nos 15 anos em que Marina esteve fora do comando da pasta, ninguém conseguiu a permissão para exploração de petróleo no Amazonas.

Leia: Desindustrialização do Brasil está sendo revertida, afirma presidente da ABDI

De acordo com relatos de quem esteve na reunião, o presidente da República afirmou que deu uma ordem ao ministro Rui Costa (Casa Civil) para que o assunto seja resolvido e que garanta a proteção ambiental para causar o menor dano possível. Lula ainda teria dito que o Brasil não pode abrir mão da riqueza proveniente do petróleo.

O governo espera que o Ibama dê a autorização ainda no primeiro semestre de 2025. Um dos motivos de o Planalto acelerar esse processo é evitar o debate sobre o impacto ambiental do projeto durante a COP30 (conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas), que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

Para os planos da Petrobras, a licença para explorar petróleo na Foz do Amazonas é uma etapa fundamental para a ampliação das suas reservas. Um dos maiores entusiastas do plano da estatal é o próprio presidente Lula, que escolheu Alexandre Silveira para seguir com o processo.

Sylvia Anjos, diretora de Exploração e Produção da Petrobras, disse que a empresa concluirá, neste primeiro trimestre, as obras de despetrolização de animais em Oiapoque (AP), última exigência para a concessão da licença ambiental do poço no chamado bloco 59.

Alvo de interesse das petroleiras, a Bacia da Foz do Amazonas conta com uma área de aproximadamente 350 mil km² e fica localizada no extremo noroeste do país, no litoral do Amapá e em parte do Pará, e se estende até a baía de Marajó (PA) e a fronteira do Brasil com a Guiana Francesa.

Com informações de Folha de S. Paulo
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria