Gérson Marques apresenta a importância do estatuto para as entidades sindicais durante Congresso em Cuiabá

Democracia sindical, ética e a independência dos sindicatos foram abordados pelo procurador regional do Trabalho do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará, Francisco Gérson Marques mostrou aos congressistas de Mato Grosso a importância do estatuto sindical na vida das entidades. Marques foi direto ao salientar que o documento é o instrumento responsável por reger os sindicatos. “Cada sindicato tem suas peculiaridades. Não queremos que o Estado adote um estatuto padrão. O próprio movimento sindical deve elaborar seus princípios”, explicou.

Para o procurador regional do Trabalho do Ceará, os estatutos não podem estar escondidos, e, sim, publicados nos sites dos sindicatos. “A publicação no Diário Oficial da União é para formalização. Mas a transparência é quando ele está disponível para todos. É essencial que o estatuto esteja disponível para todos os trabalhadores”, enfatizou.

Gérson Marques reitera que o estatuto tem de ser claro e feito com as orientações de um advogado. O professor associou esta prática a uma ética sindical, fundamental para as entidades. “É hora de construir um código de ética sindical, mas sem a participação do Estado”, declarou. De acordo com ele, “o mesmo deve acontecer com a autorregulação dos sindicatos, que devem ser organizar para estabelecer seu funcionamento”.

A participação do Estado na rotina e no funcionamento dos sindicatos é rechaçada pelo palestrante. Ele afirma que as instâncias do poder público não têm o conhecimento adequado sobre o movimento sindical. “O Estado não sabe o que o sindicalista passa, os procedimentos de um movimento de greve por exemplo”, diz. Gérson defende que as entidades não levem as causais sindicais às instâncias do Estado.

A iniciativa da CSB de promover capacitação e formação sindical aos seus dirigentes em todo o País foi lembrada pelo professor como uma ferramenta de informação importante para que os sindicalistas tenham ciência de procedimentos fundamentais como formulação de estatutos sindicais adequados.

“A CSB, quando faz um evento como esse, está investindo no dirigente sindical, capacitando-o. Não existe democracia sem movimento sindical”, disse Francisco Gérson Marques.

Veja a apresentação completa de Gérson Marques

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Leia mais
reunião conselho intersindical mte presidente prudente
Dirigentes sindicais têm reunião estratégica com gerência regional do MTE em Presidente Prudente
revisão toda inss stf
Revisão da vida toda do INSS retorna ao plenário do STF; saiba o que pode mudar
manifesto reabertura caso jk
CSB apoia pedido de reabertura da investigação da morte de Juscelino Kubitschek; leia manifesto
sede inss brasília
Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio
tarifas trump brasil lei reciprocidade
Nota das centrais sindicais: Repúdio ao tarifaço de Trump e apoio à Lei da Reciprocidade
sindidel csb
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Delta (Sindidel) anuncia filiação à CSB
1o de maio centrais 2025
Centrais sindicais preparam jornada de 1º de maio: "Por um Brasil mais justo"
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam 35 bi no Carf
gabriel galípolo banco central
Deputados desmontam juros criminosos de Galípolo durante homenagem ao BC na Câmara