Funcionários da AMAC/ Juiz de Fora param por três dias

Uma reunião, na sede do Pró-Idoso, uma assembleia, do lado de fora do prédio, uma passeata e uma concentração na porta da Prefeitura marcaram, na manhã desta segunda-feira (18 de junho) o início da paralisação de três dias dos funcionários da AMAC (Associação Municipal de Apoio Comunitário) de Juiz de Fora (MG). O movimento é basicamente contra a ameaça de demissão, sem dos direitos  rescisórios  garantidos, de 284 servidores.

Os trabalhadores também protestam contra o processo de Chamamento Público, que tem proporcionado à AMAC apenas 60% do orçamento anterior, para cuidar de vários programas sociais da cidade. A greve acontece, pelo menos, até às 15h de quarta-feira (20 de junho), quando será realizada uma Assembleia na Praça da Estação (centro da cidade).

Nesta terça-feira (19 de junho), às 14h30, acontece uma reunião entre equipes técnicas da AMAC e Prefeitura, para tentar resolver o impasse. Toda a movimentação dos trabalhadores, organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), tem o apoio da FESERP-MG, da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil). “Defender a AMAC é defender Juiz de Fora”, observou o presidente da FESERP-MG e da CSB Minas, Cosme Nogueira.

Na primeira reunião desta segunda-feira, no Pró-Idoso, o superintendente da AMAC, Alexandre de Oliveira Andrade, deixou bem claro que a situação da Associação é crítica. “A instituição está sendo inviabilizada. São vários programas que temos que tocar com um orçamento agora reduzido, e ainda com a ameaça sobre a cabeça de 284 famílias”, disse. O presidente da FESERP-MG e da CSB Minas propôs reviver o “AMAC Que Te Quero Viva”, um movimento que, em outros momentos, evitou que a Associação fosse praticamente extinta.

“O que está acontecendo com a AMAC faz parte de um processo em curso no Brasil, em todas as esferas, de acabar com o apoio às classes menos favorecidas. Falta humanidade e decências às pessoas e aos governos que querem fazer isso”, disse Cosme Nogueira. Para o presidente do SINSERPU-JF, Amarildo Romanazzi, é a “Prefeitura de Juiz de Fora que depende da AMAC, para a assistência social da cidade”. Ele afirmou que o Sindicato deve entrar com uma ação judicial, caso esses 284 trabalhadores ameaçados de demissão sejam desrespeitados em seus direitos.

Após a passeata e a concentração em frente à Prefeitura – que terminou com  um abraço simbólico no prédio, ao som do Hino Nacional – ficaram definidas várias ações, entre elas, a criação de um Grupo de Trabalho para analisar a situação, a distribuição de informativos à população de Juiz de Fora e um novo ato público, para esta terça-feira (19 de junho), às 12h, no Calçadão da Rua Halfeld.

 

Fonte: FESERP/MG

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem