Fórum Sindical pressiona deputados e emenda da RGA é incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Mato Grosso

Reunião aconteceu na última terça-feira (25), na Assembleia Legislativa 

A greve dos servidores públicos, que durou mais de 30 dias no estado do Mato Grosso, começou a surtir efeitos positivos após reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) realizada na tarde da última terça-feira (25), na Assembleia Legislativa. Com a presença de mais de 10 membros do Fórum Sindical, entidade que representa 32 sindicatos de diversas categorias de servidores, foram discutidas emendas para assuntos como a Revisão Geral Anual (RGA) do ano de 2017, que não haviam sido incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentais (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

A presença dos sindicalistas na Assembleia e os dias de paralisação dos servidores foram fatores determinantes para a vitória da categoria. A pressão das entidades, aliada aos trabalhadores, fez com que os deputados incluíssem uma emenda coletiva sobre a RGA e enviassem o relatório da Comissão de Justiça para votação no plenário.

Segundo o integrante da Direção Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do Fórum Sindical, Antonio Wagner de Oliveira, os deputados estão receosos de sofrer um novo desgaste.

“Os deputados estão fazendo a parte deles, já que o executivo mandou a LDO sem a previsão do RGA, o que causaria novamente um conflito com as categorias no ano que vem”, falou. Ainda segundo Wagner, o Fórum Sindical fez uma “gestão” na Assembleia Legislativa, e essa é uma pequena vitória para o trabalhador.

“A inclusão da emenda é uma sinalização de que estamos sendo ouvidos e que estamos fazendo a nossa parte. A participação dos servidores no Conselho de Gestão de Pessoas, o encaminhamento de uma série de ofícios para a Assembleia Legislativa e os resultados das urnas, que não foram muito favoráveis aos candidatos do governador, são os principais fatores para essa primeira conquista”, completou Wagner, que também é diretor do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig-MT).

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT) e vice-presidente da CSB, Diany Dias de Souza, aproveitou a ocasião para fazer algumas propostas aos deputados. Uma delas foi a taxação dos insumos agrícolas para a indústria.

“Nós estamos fazendo esse trabalho, pois eles não pagam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dentro do nosso estado. Não queremos taxar o produtor, e sim a indústria. Essa proposta também ajudaria o Mato Grosso a fazer pesquisas e desenvolver o Instituto de Defesa Agropecuária”, finalizou a presidente do SINTAP/MT.

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial