Fórum em Brasília debate o direito de greve dos servidores públicos

Fonacate também abordou princípios da negociação coletiva entre a categoria e o governo

No dia 19 de maio, representantes de centrais sindicais se reuniram em Brasília para participar do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e debater a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê o direito à negociação coletiva, direito de greve e afastamento de dirigentes do setor público. A CSB foi representada pelo secretário-geral do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen/DF), Wesley Bastos.

Os dirigentes sindicais abordaram um projeto de autoria do senador Romero Jucá (PMDB), que está em tramitação no Congresso Nacional. O documento aborda a regulamentação do direito de greve, no entanto, na prática, ele dificulta que o movimento sindical possa organizar os trabalhadores para a paralisação.

O Fonacate apresentará ao senador Paulo Paim (PT/RS), no dia 1º de junho, novas sugestões para melhorias ligadas ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 287/2013, que aborda o direito de greve e tramita em conjunto com o PLS 710/2011. O projeto aborda pontos polêmicos que estão sendo discutidos desde 2013, quando foi entregue a primeira versão de documento com o posicionamento das centrais a respeito do direito de greve dos servidores. A proposta aguarda aprovação do Congresso há 26 anos.

A negociação do direito de greve entre trabalhadores públicos e os governos das três esferas – municipal, estadual e federal – é estabelecida pela Convenção 151 da OIT, que foi defendida pelo presidente do Fonacate, Roberto Kupski. Para ele, é importante, tanto por parte das afiliadas do Fórum como pelas centrais sindicais, a defesa da regulamentação da Convenção.

De acordo com Wesley Bastos, a CSB reafirmou seu compromisso com os servidores públicos na defesa do direito amplo de paralisação. “Além disso, defendemos também a implementação do direito à negociação coletiva, que ainda tem certa resistência do Poder Público, principalmente quando se fala em âmbito federal; e a data-base no serviço público federal, que é outro tópico de discussão com o governo, especialmente nesse momento de crise”, afirmou.

O documento elaborado será apresentado no Congresso, no entanto ainda não tem data ou parlamentar definido.

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos