Central dos Sindicatos Brasileiros

Fórum dos Trabalhadores na Saúde do Rio de Janeiro discute reforma trabalhista e da Previdência

Fórum dos Trabalhadores na Saúde do Rio de Janeiro discute reforma trabalhista e da Previdência

Segurança do trabalho e violência doméstica também foram pautas do evento

Aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro, na capital fluminense, o Fórum dos Trabalhadores na Saúde do Rio de Janeiro. Entre os temas discutidos estavam as reformas trabalhista e da Previdência, as responsabilidades no descumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho, gestão em saúde ocupacional, além das responsabilidades do fornecedor e tomador de serviços no estabelecimento de saúde e da violência doméstica. Participaram do encontro aproximadamente 100 trabalhadores de 14 sindicatos filiados à Federação dos Auxiliares, Técnicos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEESSRJ). 

Entre as autoridades presentes, estavam representantes da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Conselho Estadual de Emprego, Trabalho e Renda do Rio de Janeiro e a Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, Drª Maria José de Oliveira.

091597ba-0f5b-4eba-a004-52ba86356629

Segundo Maria Barbara da Costa, secretária de Saúde da CSB e presidente da FEESSRJ , o grande objetivo do evento era informar aos trabalhadores da base o que realmente está por trás das reformas e gerar uma reflexão. “Ultimamente tem se falado muito em reforma, sem esclarecer realmente o que se pretende. São temas extremamente importantes, que temos que levar para os sindicatos e para os trabalhadores, porque muitos estão totalmente desinformados. Quando resolvemos organizar esse evento, queríamos que os sindicatos trouxessem a sua base para que eles pudessem ser multiplicadores”, disse Maria Barbara.

“As reformas anunciadas produzem enormes impactos na vida dos trabalhadores. A intenção do governo é aprovar essas medidas a qualquer custo sobre o rótulo de modernas e inevitáveis, e, assim, desqualificar e vencer possíveis alternativas. Essa postura autoritária é um retrocesso inadmissível. Em momentos de crise, a flexibilização de direitos só favorece a expansão do capitalismo predatório, onde os grandes engolem os pequenos. Os direitos representam garantias importantes contra as tendências devastadoras que, rapidamente, destroem o que foi conquistado ao longo de muito tempo”, enfatizou a secretária de Saúde da CSB.

Entre os palestrantes, personalidades como a deputada estadual Martha Rocha (PDT); o mestre em Direito Previdenciário Fernando Pestana; Derval de Oliveira Filho, presidente da Comissão de Acidente do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o ex-chefe de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho (MIT) do Rio de Janeiro Narciso Guedes; Claúdio Carneiro, pós-doutorando da Universidade de Lisboa; a Mestre em Direito de Políticas Públicas Viviane Azevedo; Silvia Trinta, advogada trabalhista e sindical; e a advogada especializada em normas ocupacionais na área Trabalhista e Previdenciário Fernanda Andrade.

Maria Bárbara fez uma avaliação positiva do evento. Segundo ela, foi um grande passo para uma retomada junto ao trabalhador da área de saúde.  “Esse encontro foi excelente, discutimos estratégias dos direitos, as desconstruções das conquistas e direitos fundamentais nas relações do trabalho”, finalizou.