Coluna do candidato à Presidência pelo PSDB apresenta compromissos eleitorais do partido para as próximas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) determinou ao jornal Folha de São Paulo a retirada de uma coluna do candidato à Presidência Aécio Neves, publicada no dia 26 de maio no site do jornal. De acordo com o juiz Guilherme Pedrosa Lopes, o senador realizou, com o apoio da Folha, campanha eleitoral antecipada.
O processo foi abertoapós uma denúncia anônima encaminhada ao setor de fiscalização do TRE/RJ um dia depois da publicação da coluna. A denúncia diz que o senador utiliza o jornal e a “mídia em geral” para fazer campanha fora do prazo legal.
No texto, intitulado “O fim da miséria”, Aécio faz críticas ao atual governo e apresenta os compromissos do PSDB com a população, deixando claro o intuito eleitoral da publicação. O presidenciável é colunista da Folha desde 2011 e seus textos sempre são carregados de ataques ao PT e ao governo da presidenta Dilma Rousseff.
A decisão do Tribunal foi publicada no dia 28 de maio, mas o jornal diz que foi notificado apenas nesta terça-feira, 10 de junho. A publicação afirmou que não retirará o texto do ar e que vai recorrer da decisão.