Fenata se reúne para debater pauta dos técnicos agrícolas

Encontro contou com a presença do presidente Antonio Neto e priorizou a importância da educação e da união sindical da categoria

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, dirigentes da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata) estiveram em São Paulo, na sede da CSB, para debater o incentivo à profissionalização do técnico agrícola, a criação de um instituto de ensino da Fenata,  a importância da unicidade sindical e a parceria do Instituto Agropecuário do Brasil (Intagro) com a CSB. A discussão central do encontro ficou em torno da profissionalização e especialização da categoria,  fatores essenciais para o crescimento e garantia da qualidade de trabalho.

Os técnicos agrícolas são profissionais que começaram a formação na agricultura familiar. A maioria é de filhos de agricultores de origem humilde que tiveram a oportunidade de estudar. “Esse perfil fez com que os técnicos agrícolas se tornassem líderes e referências em todos os locais que atuam, pois possuem conhecimento prático e teórico de base.

IMG_1090A valorização desse profissional é essencial para o desenvolvimento do Brasil. O reconhecimento e aprimoramento da categoria só é possível com a união dos profissionais por meio de sindicatos. Esse ano, com o apoio da CSB, estamos programando e formatando um instituto de ensino da própria Fenata que tenha atuação nacional”,  disse Mário Limberger, presidente da Fenata.

As empresas e o mercado buscam cada vez mais um profissional que seja especialista. “Esses profissionais não possuem uma formação universitária, mas isso não diminui o valor profissional deles, pois eles possuem uma experiência técnica e prática que os diferencia e os tornam uma mão de obra valorizada. A criação de escolas com qualidade, que atendam e conheçam as necessidades desse público, se faz necessária, por isso a formação de um instituto de ensino da Fenata se faz essencial”, avalia Antonio Neto, presidente da CSB.

IMG_1036Na reunião, também foi oficializada a parceria do Instituto Agropecuário do Brasil com a CSB. Para Mário Limberger,  essa união fortalecerá ainda mais os laços entre a Fenata e a Central. “Os princípios do Intagro são de promover o ensino. Nossa idea é desenvolver cursos de formação e qualificação profissional, providenciar serviços de assistência técnica e extensão rural para os produtores agropecuários, e promover a certificação de produtores, produtos e subprodutos oriundos da atividade agropecuária”, explica Limberger.

Participaram da reunião dirigentes sindicais do Distrito Federal, Ceará, Mato Grosso, Acre e Nova Odessa (SP).

Contribuição sindical e filiação

Outro ponto abordado foi a importância do sindicato, da filiação sindical e das ações sindicais. O presidente Antônio Netoexplicou que só com a criação dos sindicatos os trabalhadores passaram a ser respeitados e a terem os seus direitos garantidos. “Os patrões nunca cumpririam os benefícios garantidos por lei ao trabalhador ou aumentariam os salários se não houvesse a fiscalização e a luta sindical”, afirmou.

IMG_1116

A filiação dos profissionais aos sindicatos é um dos principais meios de contribuir para a autonomia das instituições. “O pagamento da contribuição sindical ao sindicato de sua categoria profissional é instrumento de fortalecimento do trabalho diário de representatividade da categoria perante os empregadores, o Estado, bem como perante a própria sociedade”, exemplifica Neto.

Para que o sindicato seja representativo, é preciso que ele tenha força para implementar as políticas necessárias à defesa dos direitos e interesses da categoria representada. E somente com o apoio de seus filiados e associados, que são os maiores beneficiados com as ações da entidade, é possível alcançar todos os objetivos da categoria. “Outro fator que contribui para as lutas e o sucesso é a união sindical. Por isso, se torna essencial a filiação do sindicato em uma central que seja apartidária. Deste modo a categoria ganha voz e poder de argumentação na esfera federal”, finaliza o presidente da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista