Central dos Sindicatos Brasileiros

Femergs e Ministério Público discutem atuação conjunta em defesa dos municipários

Femergs e Ministério Público discutem atuação conjunta em defesa dos municipários

A Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul (Femergs) teve uma reunião nesta quarta-feira (31) no escritório da Promotoria Pública da Comarca de Três Passos (RS) para uma discussão sobre como as entidades podem colaborar para avançar na luta pela valorização dos servidores municipais.

A 1ª promotora Bárbara Bisogno Paz recebeu a presidente da Femergs, Clarice Inês Mainardi, o vice-presidente da regional Celeiro, Luiz Eduardo Nunes da Silva, e o diretor de Planejamento da Federação, Juares Schneider. De acordo com Clarice, este foi o primeiro de muitos encontros que a Femergs planeja realizar este ano levando as demandas dos servidores às mais diversas autoridades.

“Assumimos com o compromisso de tirar o servidor municipal da invisibilidade, e estamos fazendo isso conversando pessoalmente com todos os atores envolvidos no processo. A reunião de hoje foi de extrema valia, já que o Ministério Público é o órgão responsável por garantir a observância e execução das leis”, contou a presidente.

A dirigente sindical afirmou que chamou a atenção da promotora especialmente para a questão da saúde do servidor, que sofre assédio moral e trabalha com um alto grau de pressão diariamente prestando os serviços essenciais à população muitas vezes em condições precárias e baixos salário.

“Temos um alto número de servidores afastados por sofrimento mental e baixa notificação do Ministério da Saúde, por isso há a necessidade urgente de renovarmos o diálogo com o poder público para encontrarmos uma solução que atenda a todos e possamos garantir um serviço público de qualidade à população”, disse.

“Continuaremos nossa busca por estratégias que possam garantir melhores condições de vida e trabalho aos servidores públicos municipais, que são a ponta no atendimento daqueles que mais precisam, em todas as comarcas de municípios filiados à Femergs”, finalizou Clarice.

Veja também: Dia Internacional da Saúde Mental: Femergs aponta riscos à saúde mental dos servidores