Entidade foi homenageada com a mais alta comenda do Rio de Janeiro por sua luta pela garantia dos direitos dos contabilistas
A Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia (Fedcont), filiada à CSB, foi homenageada com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda do Estado. A entrega da honraria foi uma iniciativa dos deputados estaduais Paulo Ramos(PSOL) e Roberto Henriques (PSD). A solenidade foi realizada no Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (SINDICONT-Rio), no dia 19 de setembro. A entidade também recebeu a medalha em homenagem aos seus 98 anos de existência.
Segundo Luiz Sergio Lopes, vice-presidente da Central e presidente da Federação, há 35 anos a Fedcont defende os direitos e interesses da classe contábil. “Nós investimos na capacitação e qualificação profissional. Buscamos a valorização das práticas contábeis. Somos a casa do profissional da contabilidade e um espaço onde a categoria encontra respaldo para as suas reivindicações. Desta forma, atuamos para vencer os desafios diários e criar o melhor cenário para o desenvolvimento eficiente das atividades contábeis. Essa homenagem é uma forma de sermos reconhecidos por todos os nossos anos de lutas”, disse.
Uma das maiores conquistas da Fedcont nos últimos anos foi a criação do piso estadual para os contabilistas; para o técnico, o valor é de R$ 1.177,01 e para o bacharel, R$ 2.231,86. “Foram nove anos de queda de braço com governo para conseguirmos estabelecer um salário inicial digno para a categoria”, explica Lopes
Outra luta relevante da entidade é a revogação da Lei 12.249, aprovada em 2010, que permite somente aos bacharéis em Ciências Contábeis exercer a profissão e se registrarem no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “A nossa grande missão é preservar a profissão do técnico em contabilidade. Caso essa lei entre em vigor em 2015, estaremos decretando a morte de boa parte da categoria dos contabilistas. Os técnicos têm um papel importante dentro do nosso universo. São 188 mil cargos que não terão substitutos. Nós estamos na luta e iremos vencer”, afirmou o presidente.
Veja a cobertura da CSB sobre a defesa da profissão de técnico
Contabilistas lutam contra o fim da profissão de técnico
Audiência pública defende profissão de técnico em contabilidade
CSB aprova mobilização em defesa da profissão de técnico em contabilidade
Medalha Tiradentes A honraria foi instituída pela Resolução nº 359 em 8 de agosto de 1989 e é destinada a premiar pessoas e entidades que tenham prestado serviços relevantes à causa pública do estado do Rio de Janeiro. É a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e a segunda maior honraria do País.