Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB lamenta morte de Lino de Macedo, líder do MAST

CSB lamenta morte de Lino de Macedo, líder do MAST

É com profundo pesar que a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) comunica o falecimento do companheiro Lino de Macedo, líder do MAST (Movimento dos Agricultores Sem Terra) e nosso vice-presidente nacional. Lino realizou um transplante renal no último sábado e não resistiu ao pós-operatório.

Lino de Macedo representa para todos nós, dirigentes sindicais, um verdadeiro exemplo de luta pela dedicação de sua vida aos direitos dos trabalhadores rurais, pela reforma agrária e pela agricultura familiar.

Por se opor aos latifundiários e o agronegócio mais reacionário, Lino de Macedo foi vítima de perseguições ao longo de sua trajetória exemplar.

Seu exemplo de lealdade e compromisso com os direitos dos trabalhadores rurais sem terra servirá de inspiração para a atual e futuras gerações.

Ele coordenou o MAST desde sua fundação, foi fundamental na construção da CSB e era conselheiro no Consea, Conselho Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional, do qual participou ativamente. Representando a CSB, esteve presente na 1ª Reunião Plenária do Conselho em 5 de março, no qual o presidente Lula anunciou diversas medidas de combate à fome.

Em nome da CSB, manifestamos nossos sentimentos de pesar para a família, amigos e companheiros de luta pela terra.

São Paulo, 1º de abril de 2024

Antonio Neto, presidente nacional da CSB

Alvaro Egea, secretário-geral da CSB

Executiva Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros