‘A exploração do trabalho vem com palavras como meritocracia e empreendedorismo’, diz juíza do Trabalho

A juíza do Trabalho Amanda Barbosa, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, ministrou palestra virtual durante a manhã desta terça-feira (16) para dirigentes, sindicalistas e convidados da seccional paulista da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-SP). O encontro, realizado por vídeo conferência, teve como tema: “Trabalho, direitos e os impactos da tecnologia.”

A magistrada apresentou uma análise histórica da evolução e lutas do Direito do Trabalho. “Passando pela Revolução Francesa e a Revolução Industrial, e os avanços das primeiras tecnologias, tais como; o carvão e as primeiras máquinas a vapor”, destacou.

Ela também comentou sobre as principais mudanças implementadas pela reforma e o impacto delas nas relações de trabalho no país. A juíza ainda reforçou a importância do Direito e da Justiça do Trabalho para impor um limite ético que garanta a dignidade humana frente à exploração do trabalho.

Ainda de acordo com Amanda Barbosa, a pandemia abriu brechas para “discutirmos a competência do Estado, a Justiça do Trabalho e aspecto social do aparato estatal em especial na saúde, como o SUS [Sistema Único de Saúde], tema que havia perdido relevância”. “As reformas geraram graves retrocessos sociais ao flexibilizar diversos direitos dos trabalhadores”, relevou a juíza.

Outro ponto de destaque da reunião foi quando a juíza falou sobre a uberização. “A exploração do trabalho vem com plataforma, com palavras como meritocracia e empreendedorismo, mas junto com essas plataformas que alguns chamam de ‘uberizacao’, o trabalho por plataforma, vem uma pergunta embutida: a tecnologia está a serviço de quem?”, questionou Amanda.

OPINIÕES

Ao final do encontro, o presidente da CSB-SP, Tiago Pereira, agradeceu a magistrada pela generosidade e grandiosidade da palestra e aproveitou para agradecer os participantes. “Mais uma vez a resposta dos companheiros foi positiva e é bom ver a sala virtual lotada”, destacou.

Presidente do Sindicato dos Advogados do Interior Paulista, Paulo Fernando Ortega Boschi Filho, também comentou sobre o evento. “O Direito do Trabalho, nossa organização e luta serão ferramentas de resistência sempre que a centralidade do ser humano esteja ameaçada. Esta é nossa bandeira de luta. Não podemos mais admitir retrocessos’, afirmou.

Para saber mais sobre a reunião, assista o vídeo na íntegra na página no Facebook da CSB-SP:

https://www.facebook.com/csbsaopaulo/videos/614698575835242/

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara