Central dos Sindicatos Brasileiros

‘A exploração do trabalho vem com palavras como meritocracia e empreendedorismo’, diz juíza do Trabalho

‘A exploração do trabalho vem com palavras como meritocracia e empreendedorismo’, diz juíza do Trabalho

A juíza do Trabalho Amanda Barbosa, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, ministrou palestra virtual durante a manhã desta terça-feira (16) para dirigentes, sindicalistas e convidados da seccional paulista da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-SP). O encontro, realizado por vídeo conferência, teve como tema: “Trabalho, direitos e os impactos da tecnologia.”

A magistrada apresentou uma análise histórica da evolução e lutas do Direito do Trabalho. “Passando pela Revolução Francesa e a Revolução Industrial, e os avanços das primeiras tecnologias, tais como; o carvão e as primeiras máquinas a vapor”, destacou.

Ela também comentou sobre as principais mudanças implementadas pela reforma e o impacto delas nas relações de trabalho no país. A juíza ainda reforçou a importância do Direito e da Justiça do Trabalho para impor um limite ético que garanta a dignidade humana frente à exploração do trabalho.

Ainda de acordo com Amanda Barbosa, a pandemia abriu brechas para “discutirmos a competência do Estado, a Justiça do Trabalho e aspecto social do aparato estatal em especial na saúde, como o SUS [Sistema Único de Saúde], tema que havia perdido relevância”. “As reformas geraram graves retrocessos sociais ao flexibilizar diversos direitos dos trabalhadores”, relevou a juíza.

Outro ponto de destaque da reunião foi quando a juíza falou sobre a uberização. “A exploração do trabalho vem com plataforma, com palavras como meritocracia e empreendedorismo, mas junto com essas plataformas que alguns chamam de ‘uberizacao’, o trabalho por plataforma, vem uma pergunta embutida: a tecnologia está a serviço de quem?”, questionou Amanda.

OPINIÕES

Ao final do encontro, o presidente da CSB-SP, Tiago Pereira, agradeceu a magistrada pela generosidade e grandiosidade da palestra e aproveitou para agradecer os participantes. “Mais uma vez a resposta dos companheiros foi positiva e é bom ver a sala virtual lotada”, destacou.

Presidente do Sindicato dos Advogados do Interior Paulista, Paulo Fernando Ortega Boschi Filho, também comentou sobre o evento. “O Direito do Trabalho, nossa organização e luta serão ferramentas de resistência sempre que a centralidade do ser humano esteja ameaçada. Esta é nossa bandeira de luta. Não podemos mais admitir retrocessos’, afirmou.

Para saber mais sobre a reunião, assista o vídeo na íntegra na página no Facebook da CSB-SP: