Entidades sindicais e parlamentares se unem em defesa da Previdência Social durante Audiência Pública, na ALMG

Fortalecendo a luta contra o retrocesso nos direitos dos trabalhadores, o SISIPSEMG participou, na tarde dessa quinta-feira (23/6), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da Audiência Pública que debateu as alterações das regras da seguridade e previdência.

Na Audiência da Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência Social, as diversas entidades sindicais e os parlamentares presentes lançaram a Frente Parlamentar Mineira em Defesa da Previdência Social e se posicionaram fortemente contra a reforma proposta pelo governo interino. Cinco pontos propostos pela mudança foram o foco do debate: a idade mínima de 65 anos para aposentadoria; o aumento do tempo de contribuição e idade de aposentadoria para as mulheres; a igualdade de regras para aposentadoria rural e urbana; a proposta de que o piso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja inferior ao salário mínimo; e o aumento da contribuição previdenciária do trabalhador.

Durante o debate, o auditor-fiscal da Receita Federal, Vanderley José Maçaneiro, afirmou que o déficit da Previdência não existe, sendo apenas um mito. O especialista afirmou ainda, que a proposta se trata apenas de uma reforma de benefícios, e que deveriam ser alterados outros pontos que não sejam os direitos dos trabalhadores.

Já o conselheiro consultivo do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Marcelo Barroso, foi enfático ao afirmar que essa reforma não pode ser aprovada juridicamente. Para Marcelo Barroso, é preciso políticas públicas que valorizem e incentivem a seguridade social, sendo necessárias mudanças na estrutura, que não estão previstas por essa reforma proposta. O especialista sugeriu ainda, a criação de um Ministério da Seguridade Social

Na ocasião, a coordenadora da Frente Mineira de Defesa dos Serviços Públicos, Ilva Maria Franca Lauria, convocou os presentes a se mobilizarem em seminários e atos públicos contra a retirada dos direitos dos trabalhadores.

Fonte: SISIPSEMG

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria