Em visita a SC, Manoel Dias destaca ações do Ministério do Trabalho

Catarinense visitou estado pela primeira vez após assumir Pasta. Segundo ele, entre as prioridades estão capacitação e empreendedorismo

Em coletiva na tarde desta segunda-feira (25), o novo ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT) falou pela primeira vez em Santa Catarina após tomar posse no dia 16 de março. O encontro foi no prédio do Ministério do Trabalho e Emprego, em Florianópolis. Ele enfatizou três frentes de trabalho no ministério: a melhora de agências que atendem diretamente o trabalhador, a capacitação profissional e o empreendedorismo. Ele também afirmou que, até o final do ano, a previsão é de dois milhões de novos empregos no país.

Sobre as agências que atendem o trabalhador, o ministro afirmou que elas estão “precarizadas. Faltam informatização e móveis”. Ele disse que a presidente, Dilma Rousseff, quer fazer um programa, ainda sem nome, “que seja referência” e melhore essa situação. A intenção é realizar um concurso público para ter funcionários capacitados para o atendimento ao trabalhador.

O ministro afirmou que vai privilegiar esse programa. Para a realização do mesmo, ele pretende chamar uma reunião de superintendentes do Brasil para fazer um balanço da situação atual. Depois dessa avaliação, a ideia é falar com o ministério da Casa Civil para fazer o concurso.

Estimular o empreendedorismo também está na pauta do ministro. Para isso, ele quer incentivar o microcrédito para realizar empréstimos aos jovens que sonham em abrir uma empresa. “Quero fazer deste um grande programa nacional”, afirmou.

Na próxima semana, o ministro quer se reunir com a equipe do Ministério do Trabalho para estabelecer programas para realizar esses programas e fazer o planejamento da pasta. “Aí tornaremos públicos os projetos prioritários”, disse Manoel Dias. Mais tarde, às 16h desta segunda (25), o ministro vai acompanhar a posse do novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Luis Miguel Vaz Viegas, também do PDT.

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes