Em visita a SC, Manoel Dias destaca ações do Ministério do Trabalho

Catarinense visitou estado pela primeira vez após assumir Pasta. Segundo ele, entre as prioridades estão capacitação e empreendedorismo

Em coletiva na tarde desta segunda-feira (25), o novo ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT) falou pela primeira vez em Santa Catarina após tomar posse no dia 16 de março. O encontro foi no prédio do Ministério do Trabalho e Emprego, em Florianópolis. Ele enfatizou três frentes de trabalho no ministério: a melhora de agências que atendem diretamente o trabalhador, a capacitação profissional e o empreendedorismo. Ele também afirmou que, até o final do ano, a previsão é de dois milhões de novos empregos no país.

Sobre as agências que atendem o trabalhador, o ministro afirmou que elas estão “precarizadas. Faltam informatização e móveis”. Ele disse que a presidente, Dilma Rousseff, quer fazer um programa, ainda sem nome, “que seja referência” e melhore essa situação. A intenção é realizar um concurso público para ter funcionários capacitados para o atendimento ao trabalhador.

O ministro afirmou que vai privilegiar esse programa. Para a realização do mesmo, ele pretende chamar uma reunião de superintendentes do Brasil para fazer um balanço da situação atual. Depois dessa avaliação, a ideia é falar com o ministério da Casa Civil para fazer o concurso.

Estimular o empreendedorismo também está na pauta do ministro. Para isso, ele quer incentivar o microcrédito para realizar empréstimos aos jovens que sonham em abrir uma empresa. “Quero fazer deste um grande programa nacional”, afirmou.

Na próxima semana, o ministro quer se reunir com a equipe do Ministério do Trabalho para estabelecer programas para realizar esses programas e fazer o planejamento da pasta. “Aí tornaremos públicos os projetos prioritários”, disse Manoel Dias. Mais tarde, às 16h desta segunda (25), o ministro vai acompanhar a posse do novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Luis Miguel Vaz Viegas, também do PDT.

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil