Central dos Sindicatos Brasileiros

Em visita a SC, Manoel Dias destaca ações do Ministério do Trabalho

Em visita a SC, Manoel Dias destaca ações do Ministério do Trabalho

Catarinense visitou estado pela primeira vez após assumir Pasta. Segundo ele, entre as prioridades estão capacitação e empreendedorismo

Em coletiva na tarde desta segunda-feira (25), o novo ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT) falou pela primeira vez em Santa Catarina após tomar posse no dia 16 de março. O encontro foi no prédio do Ministério do Trabalho e Emprego, em Florianópolis. Ele enfatizou três frentes de trabalho no ministério: a melhora de agências que atendem diretamente o trabalhador, a capacitação profissional e o empreendedorismo. Ele também afirmou que, até o final do ano, a previsão é de dois milhões de novos empregos no país.

Sobre as agências que atendem o trabalhador, o ministro afirmou que elas estão “precarizadas. Faltam informatização e móveis”. Ele disse que a presidente, Dilma Rousseff, quer fazer um programa, ainda sem nome, “que seja referência” e melhore essa situação. A intenção é realizar um concurso público para ter funcionários capacitados para o atendimento ao trabalhador.

O ministro afirmou que vai privilegiar esse programa. Para a realização do mesmo, ele pretende chamar uma reunião de superintendentes do Brasil para fazer um balanço da situação atual. Depois dessa avaliação, a ideia é falar com o ministério da Casa Civil para fazer o concurso.

Estimular o empreendedorismo também está na pauta do ministro. Para isso, ele quer incentivar o microcrédito para realizar empréstimos aos jovens que sonham em abrir uma empresa. “Quero fazer deste um grande programa nacional”, afirmou.

Na próxima semana, o ministro quer se reunir com a equipe do Ministério do Trabalho para estabelecer programas para realizar esses programas e fazer o planejamento da pasta. “Aí tornaremos públicos os projetos prioritários”, disse Manoel Dias. Mais tarde, às 16h desta segunda (25), o ministro vai acompanhar a posse do novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Luis Miguel Vaz Viegas, também do PDT.

Fonte: G1