Central dos Sindicatos Brasileiros

Em reunião no Senado, CSB reafirma denúncia contra a Reforma da Previdência

Em reunião no Senado, CSB reafirma denúncia contra a Reforma da Previdência

Na última quinta-feira, dia 29 de agosto, representantes de centrais sindicais se reuniram com o relator da PEC 6/2019, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O encontro, que foi organizado pelo também senador e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Paulo Paim (PT-RS), visa levantar um debate em torno da reforma da previdência.

A reunião surge em um momento em que o texto se encontra sob estudo do senado, além de ser uma oportunidade para as representações trabalhistas de discutir o projeto com o poder Legislativo, o que não aconteceu na Câmara, como conta o vice-presidente da CSB, Leandro Allan. “Na Câmara não foi dada a oportunidade para as centrais sindicais debater o projeto e defender o trabalhador, apesar de em todos os momentos nos posicionarmos contra essa reforma”.

Dessa forma, foram apontadas principalmente questões e contradições presentes na reforma, como cálculo do tempo de contribuição de seguridade e aposentadorias especiais. Além disso, a CSB apresentou os 11 pontos do Dieese sobre a reforma da Previdência, que elenca pontos críticos ao projeto.

Eventos como esse são importantes para pressionar o Senado e outros órgãos do legislativo a abrir um debate claro e mostrar com transparência as contradições presentes na reforma “A CSB mais uma vez reiterou o pedido para o Senado abrir o debate com entidades representativas, trabalhadores e sociedade em geral, e também que o Senado não seja apenas uma casa carimbadora, como foi na reforma trabalhista”, acrescenta Leandro.

Os 5 pontos do Dieese
Fonte: Nexo Jornal
Link: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/03/17/5-pontos-do-Dieese-sobre-a-proposta-da-reforma-da-Previd%C3%AAncia