Em defesa do movimento sindical, CSB se reúne com relator da Reforma Trabalhista

Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (28) e abordou temas como o fortalecimento da negociação coletiva e a manutenção da contribuição sindical

 Dirigentes da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) se reuniram na manhã desta terça-feira (28) com o relator do Projeto de Lei (PL) 6787/2016, que trata da Reforma Trabalhista, Rogério Marinho (PSDB-RN). No encontro, que aconteceu no gabinete do parlamentar, na Câmara dos Deputados, em Brasília, os representantes da Central defenderam o fortalecimento da negociação coletiva, a manutenção da contribuição sindical e a aprovação de uma contribuição de custeio sindical.

Para o secretário-geral da entidade, Álvaro Egea, o fortalecimento das negociações coletivas, como prevê o PL 6787, depende destas contribuições.

“Não tem como fazer uma negociação coletiva sem ter independência para contratar profissionais como advogados, economistas, carros de som entre outros. Nós precisamos de autonomia financeira para bancar a negociação. Por isso, além da contribuição sindical, que não é suficiente, mas importante e estratégica, precisamos de uma contribuição de custeio sindical”, disse Egea.

Para o secretário-geral, o fim destas contribuições pode representar uma grande perda para o movimento sindical e para os trabalhadores.

“Sem estas contribuições não haverá negociações. Como um sindicato sem estrutura e sem dinheiro vai negociar? Isso não será uma negociação, isso será uma capitulação. Desta forma não há equilíbrio. O sistema S custeia as federações patronais, mas o sindicato não recebe. Seria uma situação injusta e inconcebível. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) defende que o sindicato tenha uma contribuição, isso faz parte das recomendações da instituição”, garantiu o dirigente.

Ainda durante a reunião, os representantes da CSB informaram ao relator que, nesta quarta-feira (29), a entidade, em conjunto com outras duas centrais sindicais, entregará ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, um conjunto de propostas para aperfeiçoar o Projeto de Lei.

“Um dos pontos que não abrimos mão é de que a escolha do representante no local de trabalho seja coordenada pelo sindicato”, completou o secretário-geral.

Segundo Egea, Rogério Marinho deve apresentar, no próximo dia 12 de abril, um relatório sobre o PL 4302/1998, que trata da terceirização e que foi aprovado na Câmara, na última quarta-feira (22).

“O parlamentar está disposto a introduzir no relatório algumas garantias para os trabalhadores terceirizados”, finalizou o secretário-geral.

O vice-presidente da CSB, Raimundo Firmino, e o assessor parlamentar da Central, Ernesto Pereira, também participaram da reunião.

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos