Em defesa da Petrobras. Não à venda do Pré-sal!

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) conclama o povo brasileiro a defender o petróleo, ameaçado pela pressão de grupos estrangeiros que buscam ampliar sua presença no Pré-Sal, subtraindo do nosso país, em especial das futuras gerações, um patrimônio que deve ser utilizado para promover a independência econômica do Brasil.

É público que a nova diretoria da Petrobrás, sucumbindo à pressão dos grupos internacionais, decidiu colocar à venda seis blocos de petróleo, entre eles cinco do Pré-sal. Segundo a proposta, umas das partes mais importantes do negócio é a venda dos ativos de exploração e produção de petróleo, sob a coordenação do Bank of America Merrill Lynch, para multinacionais como Exxon, Shell e Statoil.

Este lastimável ato da Diretoria da Petrobras, passível de integrar a lista de crimes lesa-pátria, evidencia ainda mais que toda a campanha contra a estatal faz parte de uma orquestração de grupos estrangeiros interessados em tomar posse do petróleo brasileiro, acabando com a política de nacionalização dos componentes e limitando o potencial estratégico que esta riqueza representa para o povo do Brasil. Devemos punir os culpados pelos desvios, não punir o Brasil.

Já passamos por um momento político semelhante, onde os mesmos interesses se movimentaram para impedir a criação da Petrobras pelo presidente Getúlio Vargas. Foi com a campanha “O petróleo é nosso” que Vargas despertou a sociedade e ganhou as ruas, rompendo o discurso vigente de que apenas o capital privado ou internacional poderia construir e comandar uma organização nacional economicamente forte.

E por causa dessa imensa capacidade de pensar e fazer o Brasil caminhar com as próprias pernas, Getúlio Vargas foi perseguido pela “ameaça” que a recém-criada Petrobras representava para os escusos interesses internacionais, do capital privado e dos entreguistas da época. Vargas entregou sua própria vida em nome de um ideal de país, de uma nação próspera, apta a valorizar suas riquezas, justa e independente.

Agora, as mesmas aves de rapina assombram a autonomia do Brasil e permanecem à espera de uma chance para tomar aquilo que o Brasil levou 60 anos para consolidar. Por isso, a CSB condena veementemente a proposta da direção da Petrobras de entregar o patrimônio e a riqueza petrolífera brasileira nas mãos das multinacionais do petróleo.

A Central conclama a sociedade brasileira, o povo deste País, para se unir em defesa da Petrobras. É preciso lutar contra a venda, a entrega e o desmonte da estatal. O petróleo é e deve continuar sendo única e exclusivamente do Brasil. Em nome daquele homem que, há 61 anos deu sua vida pelo Brasil, é imprescindível que o País lute para que a história não se repita e os brasileiros sejam obrigados a presenciar mais um assassinato de Getúlio Vargas.

Central dos Sindicatos Brasileiros

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem