Presidente Antonio Neto também representou a Central na cerimônia do segundo mandato da presidenta e seu vice
No dia 1º de janeiro, o presidente da CSB, Antonio Neto, dirigentes e militantes da Central prestigiaram a cerimônia de posse do segundo mandato de Dilma Rousseff e Michel Temer, em Brasília.
A presidenta e o vice governarão o Brasil pelos próximos quatro anos e se comprometeram a manter a política de desenvolvimento dos últimos 12 anos. “Eu represento um projeto de nação que é detentor do mais profundo e duradouro apoio popular de nossa história democrática. Esse projeto que começou no governo do presidente Lula, que continua no meu governo, ele pertence a vocês, a cada um de vocês, ao povo deste país e, mais do que nunca, é para este povo e com este povo que nós vamos governar”, disse Dilma em seu discurso de posse.
Antonio Neto afirmou que os trabalhadores tiveram conquistas importantes no primeiro mandato da presidenta e de Michel Temer – como a manutenção da política de valorização do salário mínimo, a PEC das domésticas, o Marco Civil da Internet, o Plano Nacional de Educação, o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida -, e que agora é o momento de avançar mais na pauta trabalhista. “Apoiamos todos os projetos que melhoraram a vida do povo brasileiro ao logo da última década, e trabalharemos mais arduamente para avançar nas bandeiras que ainda estão travadas no Congresso, como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e a regulamentação da Convenção 151”, ressaltou o presidente da CSB.
O dirigente destacou ainda que o movimento sindical e os trabalhadores atuarão juntos para impedir a retirada de direitos já estabelecidos. Neto criticou o fato de o governo ter regulamentado as mudanças nas regras para concessão do abono salarial e seguro-desemprego. “Estes ajustes afetam diretamente os trabalhadores. Sabemos que há alguns abusos na concessão de alguns benefícios, mas agora é hora de a presidenta agir para evitar os desmandos dos patrões. Acreditamos no compromisso de Dilma e Temer com o povo brasileiro”, reiterou.
Compromisso
Ao final de seu discurso de posse, Dilma se comprometeu a manter programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni, o Fies e o Ciência sem Fronteiras, e pediu o apoio da população nos próximos quatro anos. “Assumo meu segundo mandato com mais esperança do que assumi o primeiro. Assumo esse mandato com uma certeza: nós estamos juntos com a dignidade, estamos juntos de pé, e com a força da imensa fé que temos no povo desse país. De pé e com fé porque nós vamos juntos fazer a reforma política”, discursou.
“Mas, para conseguir avançar, preciso, mais do que nunca, do apoio e da compreensão de vocês. Hoje, depois de 12 anos de governo popular e de grandes transformações, o povo brasileiro tem o direito de dizer, como uma orientação para o meu novo mandato: nenhum direito a menos, nenhum passo atrás, só mais direitos e só o caminho à frente. Esse é meu compromisso sagrado perante vocês”, concluiu Dilma Rousseff.
Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR