Dirigentes e militantes da CSB participam da posse de Dilma Rousseff e Michel Temer

Presidente Antonio Neto também representou a Central na cerimônia do segundo mandato da presidenta e seu vice

No dia 1º de janeiro, o presidente da CSB, Antonio Neto, dirigentes e militantes da Central prestigiaram a cerimônia de posse do segundo mandato de Dilma Rousseff e Michel Temer, em Brasília.

A presidenta e o vice governarão o Brasil pelos próximos quatro anos e se comprometeram a manter a política de desenvolvimento dos últimos 12 anos. “Eu represento um projeto de nação que é detentor do mais profundo e duradouro apoio popular de nossa história democrática. Esse projeto que começou no governo do presidente Lula, que continua no meu governo, ele pertence a vocês, a cada um de vocês, ao povo deste país e, mais do que nunca, é para este povo e com este povo que nós vamos governar”, disse Dilma em seu discurso de posse.

IMG_1003

Antonio Neto afirmou que os trabalhadores tiveram conquistas importantes no primeiro mandato da presidenta e de Michel Temer – como a manutenção da política de valorização do salário mínimo, a PEC das domésticas, o Marco Civil da Internet, o Plano Nacional de Educação, o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida -, e que agora é o momento de avançar mais na pauta trabalhista. “Apoiamos todos os projetos que melhoraram a vida do povo brasileiro ao logo da última década, e trabalharemos mais arduamente para avançar nas bandeiras que ainda estão travadas no Congresso, como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e a regulamentação da Convenção 151”, ressaltou o presidente da CSB.

15983298970_a39ad7caa1_kO dirigente destacou ainda que o movimento sindical e os trabalhadores atuarão juntos para impedir a retirada de direitos já estabelecidos. Neto criticou o fato de o governo ter regulamentado as mudanças nas regras para concessão do abono salarial e seguro-desemprego. “Estes ajustes afetam diretamente os trabalhadores. Sabemos que há alguns abusos na concessão de alguns benefícios, mas agora é hora de a presidenta agir para evitar os desmandos dos patrões. Acreditamos no compromisso de Dilma e Temer com o povo brasileiro”, reiterou.

Compromisso

Cópia de Posse Dilma 1Ao final de seu discurso de posse, Dilma se comprometeu a manter programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni, o Fies e o Ciência sem Fronteiras, e pediu o apoio da população nos próximos quatro anos. “Assumo meu segundo mandato com mais esperança do que assumi o primeiro. Assumo esse mandato com uma certeza: nós estamos juntos com a dignidade, estamos juntos de pé, e com a força da imensa fé que temos no povo desse país. De pé e com fé porque nós vamos juntos fazer a reforma política”, discursou.

“Mas, para conseguir avançar, preciso, mais do que nunca, do apoio e da compreensão de vocês. Hoje, depois de 12 anos de governo popular e de grandes transformações, o povo brasileiro tem o direito de dizer, como uma orientação para o meu novo mandato: nenhum direito a menos, nenhum passo atrás, só mais direitos e só o caminho à frente. Esse é meu compromisso sagrado perante vocês”, concluiu Dilma Rousseff.

Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara