Central dos Sindicatos Brasileiros

Dirigentes da CSB se mobilizam em defesa dos trabalhadores no 1º de Maio Unificado

Dirigentes da CSB se mobilizam em defesa dos trabalhadores no 1º de Maio Unificado

Central trabalhou ativamente durante o evento para reafirmar a defesa da pauta trabalhista e assumir o compromisso de pressionar o Congresso na aprovação dos projetos pendentes

Durante o 1º de Maio Unificado das centrais – CSB, CTU e CTB – realizado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, a CSB participou ativamente do ato político promovido pelo evento e da mobilização junto aos trabalhadores. Os dirigentes da central defenderam a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim do fator previdenciário, a regulamentação da Convenção 151 e ratificação da Convenção 158 da OIT, investimentos em transporte público de qualidade, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, e a reforma agrária como as principais bandeiras de lutas da pauta trabalhista.

1º de Maio 2014 (226)Antonio Neto, presidente da CSB, afirmou que a aprovação desses temas depende apenas da vontade do Congresso Nacional. “A elite dominante não dá a mínima para o povo, e precisamos que essa parte que povoa o Congresso se sensibilize com a necessidade da aprovação de leis essenciais para o trabalhador”, disse.

O presidente ressaltou que o Brasil teve avanços significativos, como a menor taxa de desemprego dos últimos anos, mas diz que a hora é de mais conquistas. “O Congresso precisa cumprir o seu papel”, completou.

Mobilização

1º de Maio 2014 (47)Para o vice-presidente da Central, José Avelino Pereira (Chinelo), o 1º de maio é um dia importante para acelerar a pauta trabalhista em Brasília. “Estivemos na Capital Federal pressionando o Congresso para que ele atenda às reivindicações dos trabalhadores, que estão há anos paradas. Queríamos já estar comemorando nesse 1º de maio essas conquistas, mas esperamos que seja no próximo”, afirmou. O dirigente espera que o Congresso vote o mais rápido possível os projetos.

1º de Maio 2014 (67)A pauta trabalhista é extensa e conhecida do governo e do Congresso Nacional. Alvaro Egea, secretário-geral da CSB, reafirma que ainda há na Casa setores conservadores que travam a aprovação dos temas. “Temos de insistir nessa pauta trabalhista e pressionar os parlamentares. Os trabalhadores precisam eleger deputados e senadores da base operária e que estejam comprometidos com a nossa causa”, destacou.

IMG_3277

A CSB atuará em Brasília nesta primeira semana útil de maio junto às comissões para sensibilizar os parlamentares sobre a importância da aprovação de temas como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário.

O diretor Cosme Nogueira fez algumas intervenções durante o evento e ressaltou a necessidade de reafirmação da agenda das centrais. “O 1º de maio é sempre um momento de renovação. O papel das centrais é cobrar dos parlamentares a rápida aprovação da pauta. Esse ano será de consolidação das luta dos trabalhadores”, disse.

1º de Maio 2014 (23)Itamar Kunert lembrou a necessidade de valorização dos aposentados. “Sabemos quais as mazelas e vamos lutar para que a vida do trabalhador melhore. Precisamos valorizar também os aposentados, que tanto contribuíram para o crescimento do Brasil. Avançaremos rumo ao fim do fator previdenciário”, salientou o diretor da CSB.

O vice-presidente do Sindpd, João Antonio Nunes, disse que o momento é de união. “É hora de conclamar as forças progressistas para manter a defesa da classe trabalhadora. Aqui estão as centrais que caminham na mesma direção de apoio ao plano de governo atual e dispostas a cobrar mais conquistas”, comentou.

Emerson Morresi, diretor do Sindpd, destacou a participação da CSB na mobilização. “É um orgulho participar de um evento que simboliza a classe trabalhadora. A Central está fazendo um trabalho crescente de luta e representação, por isso participar desse ato é fundamental para o desenvolvimento do Brasil”, revelou.

1º de Maio 2014 (153)

Policiais Federais

Rodrigo dos Santos Marques, presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Minas Gerais (Sinpef-MG) e representante da CSB no Estado, e Alexandre Sally, presidente do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (Sindpolf-SP), participaram do 1º de Maio Unificado para representar a luta da categoria e apoiar a Central.

“A importância da comemoração do 1º de maio está ligada ao trabalho que as centrais desenvolvem em defesa dos trabalhadores. Estamos reivindicando junto ao governo, desde 2012, uma Polícia Federal mais bem estruturada e que valorize os profissionais”, afirmou Rodrigo Marques.

IMG_3246

“Para a Polícia Federal, é muito importante a participação da CSB num evento para o trabalhador, porque é uma central que vem dando apoio aos pleitos da PF, de reestruturação da nossa carreira. Viemos justamente ratificar nosso apoio ao plano de governo vigente e lutar pelas nossas causas”, concluiu Alexandre Sally.

O 1º de Maio Unificado reuniu centenas de milhares de trabalhadores no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Confira a matéria sobre a cobertura do evento:

CSB, CUT e CTB pedem a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário durante 1º de Maio Unificado

Confira a galeria de fotos do 1º de Maio Unificado – CSB, CUT e CTB