Diretoria da CSB amplia diálogo com governo paulista

Em audiência com o vice-governador, Márcio Franca, dirigentes apresentaram as propostas da Central em defesa dos direitos dos trabalhadores

Nesta segunda-feira, 22 de junho, a diretoria da CSB esteve reunida, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para apresentar ao vice-governador do estado, Márcio Franca – e ao governo paulista – a Central e suas propostas em defesa dos trabalhadores. Este é o primeiro encontro após o reconhecimento formal da Entidade pelo Ministério do Trabalho e Emprego no início deste ano.

Participaram da audiência o presidente Antonio Neto, o vice-presidente, José Avelino Pereira (Chinelo), o secretário-geral, Alvaro Egea, o diretor de Organização e Relações Sindicais, Itamar Kunert, além de representantes de entidades filiadas à CSB.

Na ocasião, considerando o cenário de incertezas políticas e recuo econômico, os dirigentes destacaram a importância da organização da Central em São Paulo, estado que registra mais de 120 sindicatos filiados à CSB, para a construção de diálogo bipartite (governo e centrais sindicais) que priorize a resolução de pautas emergentes para população paulista. Entre elas o aumento da taxa de desemprego, que, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já registra o maior percentual nacional (8%) para o trimestre desde 2013. Analisando os primeiros três meses de 2015, o índice de desocupação no estado ficou em 8,5%, a pior marca desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), em 2012, quando a taxa para o trimestre foi de 7,8%.

IMG_3055Durante a audiência, a diretoria da CSB ainda pediu a participação da Central nos conselhos de relações de trabalho, igualdade de gênero e étnica. “A CSB foi aferida este ano e nós estamos reivindicando os espaços que a Central tem direito nos conselhos do estado de São Paulo, como o do Trabalho, da Previdência, da Saúde, da Mulher, entre outros. Queremos que o governador abra possibilidades para que indiquemos nossos representantes. O momento em que o País vive hoje, esta crise institucional, política e econômica, demanda que os atores sociais e políticos estejam em constante diálogo para que juntos possamos encontrar as possíveis alternativas”, afirmou Antonio Neto.

Para o vice-presidente, Chinelo, as expectativas após a audiência são otimistas, já que o governo se mostrou sensível ao diálogo com a Central. “Este momento foi importante especialmente por dois pontos, o primeiro delas é a própria apresentação da CSB após o formal reconhecimento pelo MTE, quando agora podemos participar ativamente dos conselhos importantes para o desenvolvimento do País. Segundo porque tocamos num ponto que assola a maior parte da força de trabalho, que é o desemprego, cujos índices são assustadores. Neste sentido, é fundamental discutir um plano nacional de emprego, e isto passa, necessariamente, pela defesa de um plano estadual. Sentar com o governo para buscar alternativas, como a frente de trabalho que resolve problemas pontuais, é elementar para retomar o crescimento do Brasil”, disse.

Já o secretário-geral, Alvaro Egea, ressaltou a relevância da aproximação ao fortalecimento da democracia. “Nós sugerimos que o governo ouça os sindicalistas, que faça um café da manhã com representantes do movimento e verifique quais são as nossas preocupações, como a questão da Previdência, do desemprego, as políticas de desenvolvimento para o estado, e ele se mostrou sensível. Acreditamos que este diálogo é essencial, afinal os governos democráticos têm que dialogar com a sociedade, com as forças políticas e com as forças sociais que são muito importantes para o Brasil”, ressaltou.

IMG_3130

Ao final da audiência, em encontro com o governador Geraldo Alckmim, Neto reiterou o pedido à retomada do compromisso da administração do estado com o movimento sindical, quando a realização do “café da manhã” com o governador era uma ação periódica.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem