Central dos Sindicatos Brasileiros

Dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem: o respeito a uma das profissões que salva vidas

Dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem: o respeito a uma das profissões que salva vidas

20 de maio, Dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem e momento de memorar a importância dessa categoria que é essencial, pois estão do início ao fim do tratamento de pacientes, além de serem pontes entre outros profissionais da equipe médica e os mensageiros dos enfermos.

Hoje, ocupando a linha de frente no combate ao novo coronavírus, esses profissionais se desdobram nas horas de plantão para salvar vidas, mesmo cansados e muitas vezes correndo riscos de serem contaminados, técnicos e auxiliares estão firmes nesta luta, ao lado do povo brasileiro!

Para celebrar esse dia, María Barbara da Costa, presidente da Federação dos Auxiliares Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores na Área de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da CSB-RJ deixa sua mensagem para todos os profissionais:

“A enfermagem exige muita responsabilidade de quem a exerce, requer devoção exclusiva, um preparo muito rigoroso, a arte do cuidar do outro, onde toda dedicação é envolta, de dedicação a quem você nunca viu na vida, e mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela ou ele. Toda equipe de enfermagem é feita de guerreiras​ e guerreiros, por enfrentar um sistema injusto, escalas de trabalho pesada, salários baixos, trabalham constantemente num cenário de guerra e ainda assim retornam para linha de frente, como na atual conjuntura da pandemia da Covid 19.
Os médicos, as enfermeiras e enfermeiros podem parar. Mas se os Técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem decidirem cruzar os braços, os hospitais não funcionam​, porque eles são o coração a pulsar essas instituições seja pública ou privada.

Merecidamente todas as homenagens a todas as técnicas, técnicos de enfermagem e aos auxiliares de enfermagem.”

Parabéns a todas e todos os profissionais pelo desempenho dessa carreira tão importante para a sociedade!