Central dos Sindicatos Brasileiros

Movimento de mulheres sindicalistas faz ação para divulgar lei da igualdade salarial

Movimento de mulheres sindicalistas faz ação para divulgar lei da igualdade salarial

A CSB Mulher e os movimentos femininos das demais centrais sindicais realizaram um panfletaço nesta terça-feira (5) na região do Brás, em São Paulo (SP). Esta foi mais uma ação do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais – que reúne CSB, CUT, CTB, Força Sindical, UGT, NCST e Intersindical – na semana do Dia Internacional da Mulher.

O panfletaço desta segunda teve o objetivo de divulgar a Lei da Igualdade Salarial (Lei 14.611/23) e conscientizar as trabalhadoras que passavam pelo local sobre a nova legislação que já está em vigor. A intenção é que a trabalhadora informada ajude os sindicatos e o poder público a garantir o cumprimento da lei.

A presidente da CSB Mulher, Antonieta de Faria, e a dirigente sindical Maria Abadia vieram de Minas Gerais para participar da ação. Elas ajudaram a esclarecer para as trabalhadoras que, de acordo com a nova lei, a fiscalização a respeito de diferença salarial será intensificada, assim como a multa para empresas que despeitarem a regra.

Denúncias a respeito de diferença salarial para pessoas que exerçam a mesma função podem e devem ser feitas aos sindicatos ou poder público, como o Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e Ministério Público do Trabalho.

As sindicalistas também ressaltaram a necessidade de aumentar a presença feminina na política e como a falta de mulheres em cargos políticos é a base para outras violências, uma vez que exclui as mulheres dos espaços onde decisões que afetam toda a sociedade são tomadas.

Nesta segunda, o movimento feminino das centrais realizou também uma palestra online com a economista Marilane Teixeira, que é doutora em desenvolvimento econômico, pesquisadora e assessora sindical tratando também sobre a participação das mulheres na política e no mercado de trabalho.

Leia também: Governo lança plano para mulheres no trabalho: mais formalização e igualdade salarial