Movimento de mulheres sindicalistas faz ação para divulgar lei da igualdade salarial

A CSB Mulher e os movimentos femininos das demais centrais sindicais realizaram um panfletaço nesta terça-feira (5) na região do Brás, em São Paulo (SP). Esta foi mais uma ação do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais – que reúne CSB, CUT, CTB, Força Sindical, UGT, NCST e Intersindical – na semana do Dia Internacional da Mulher.

O panfletaço desta segunda teve o objetivo de divulgar a Lei da Igualdade Salarial (Lei 14.611/23) e conscientizar as trabalhadoras que passavam pelo local sobre a nova legislação que já está em vigor. A intenção é que a trabalhadora informada ajude os sindicatos e o poder público a garantir o cumprimento da lei.

A presidente da CSB Mulher, Antonieta de Faria, e a dirigente sindical Maria Abadia vieram de Minas Gerais para participar da ação. Elas ajudaram a esclarecer para as trabalhadoras que, de acordo com a nova lei, a fiscalização a respeito de diferença salarial será intensificada, assim como a multa para empresas que despeitarem a regra.

Denúncias a respeito de diferença salarial para pessoas que exerçam a mesma função podem e devem ser feitas aos sindicatos ou poder público, como o Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e Ministério Público do Trabalho.

As sindicalistas também ressaltaram a necessidade de aumentar a presença feminina na política e como a falta de mulheres em cargos políticos é a base para outras violências, uma vez que exclui as mulheres dos espaços onde decisões que afetam toda a sociedade são tomadas.

Nesta segunda, o movimento feminino das centrais realizou também uma palestra online com a economista Marilane Teixeira, que é doutora em desenvolvimento econômico, pesquisadora e assessora sindical tratando também sobre a participação das mulheres na política e no mercado de trabalho.

Leia também: Governo lança plano para mulheres no trabalho: mais formalização e igualdade salarial

Compartilhe:

Leia mais
Veto projeto de lei oficiais de justiça
Nota da CSB: Apoio à derrubada do veto presidencial ao projeto de lei 4015/2023
conalis 16 anos
Coordenadoria de Liberdade Sindical do MPT convida para evento que marcará seus 16 anos
comissão provisória csb-mg
Antonio Neto nomeia Comissão Provisória da CSB-MG, liderada por Hely Aires da Silva
reajuste servidores câmara
Câmara aprova projeto que reajusta salário de servidores, mas adia progressão de carreira
Reunião ministra marcia lopes movimento sindical
Márcia Lopes faz primeira reunião com as centrais sindicais após assumir Ministério das Mulheres
Guia igualdade salarial negociação coletiva
Governo lança guia para que sindicatos garantam igualdade salarial nas negociações
TST tese vinculante FGTS
Trabalhador pode acionar Justiça sobre FGTS mesmo que haja acordo, define TST
corrigir tabela irpf
Corrigir a tabela do Imposto de Renda é imperativo moral, social e econômico
renda lucros e dividendos
Isenta de IR, renda com lucros e dividendos bate recorde e chega a R$ 1 trilhão no Brasil
IA Galileu Justiça do Trabalho
Justiça do Trabalho adota IA própria para auxiliar na elaboração de sentenças