CSP Promove curso de Negociação Coletiva

Qualificar os dirigentes, fortalecer os sindicatos e ampliar as conquistas. Esses são os objetivos do seminário “Estrutura e Processo da Negociação Sindical”, curso promovido pela Central Sindical de Profissionais (CSP), cuja primeira etapa teve inicio nesta quinta-feira (23). Dirigentes de 14 estados brasileiros passarão oito horas por dia, até sábado (25), em Guarulhos/SP, imergidos em curso ministrado e organizado pelo Dieese.

O evento tem apoio da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf) e da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata).

O presidente da CSP, do Sindpd e da Feittinf, Antonio Neto, fez a abertura oficial do seminário. “Nós identificamos a necessidade de capacitar ainda mais nossos representantes. A formação sindical fornece ferramentas que potencializam capacidades. Vocês, hoje, são nossos termômetros. Vocês irão dizer se iremos ampliar essa iniciativa para todo país”, afirmou.

Segundo Neto, o fortalecimento dos sindicatos é um dos princípios que nortearam a fundação da CSP. “E o sindicato só será forte com um dirigente preparado para enfrentar a queda de braço com o capital. Nós, dirigentes sindicais, temos a sensibilidade, conhecemos o sofrimento e os problemas dos trabalhadores. Tudo isso nos leva para a luta sindical, objetivando a melhoria das condições de vida do povo. Contudo, precisamos aprimorar as técnicas, aprender a teoria dos conhecimentos que adquirimos empiricamente. Por isso oferecemos o curso, esta é uma das funções de uma central sindical”, disse.

Logo depois, o secretário geral da central, Álvaro Egea, pediu a palavra. “Esse é um momento simbólico para a CSP. Nossa primeira ação profissionalizante. Já somos a entidade que mais cresce no país. Agora, mais preparados, ficaremos ainda mais fortes”, pontuou.

Finalizando a abertura, o presidente da Fenata, Mário Limberge, falou sobre os desafios da vida sindical. “Cada um tem suas experiências e dificuldades. Aqui poderemos compartilhar e aprender uns com os outros”.

Por meio de exercícios e simulações durante oficinas, os representantes estão se aprofundarão no conceito geral da negociação salarial, em técnicas de comportamento e argumentação, e também planejamento de campanha.

Outro curso de qualificação será ministrado no Pará, mas ainda não há data definida.

Compartilhe:

Leia mais
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
Resolução do CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos
jovens primeiro emprego dieese
Dieese: jovens querem trabalhar, mas enfrentam precarização e falta de oportunidades
Fachadas ministérios regras recesso fim de ano 2024 servidores federais
Governo define regras do recesso de fim de ano para servidores federais
Desemprego cai e renda cresce no Brasil agosto 2024
Renda média dos trabalhadores cresce 5,1% em um ano e volume total bate recorde
Reforma trabalhista é precarizante
Sete anos depois, reforma trabalhista é reconhecida como precarizante
atualizacao-de-dados-sindicatos-cnes-ministerio-do-trabalho
Entidades sindicais devem atualizar cadastro até 31 de dezembro, define MTE
Sindimais 2024
Presidente da CSB confirma participação no SindiMais, maior evento sindical do país
carteira de trabalho e notas de real
Renda dos trabalhadores aumentou graças às negociações coletivas, diz BC