CSB SP reúne 65 entidades em Campinas para debater a reforma trabalhista

Só no Tribunal Regional da cidade os pedidos por dissídio coletivo aumentaram 300%, segundo desembargador Luis Henrique Rafael

A CSB SP realizou um encontro entre as entidades filiadas, na quarta-feira (23), em Campinas. Essa é a quarta cidade do estado a receber o evento. Araçatuba, Ribeirão Preto e Presidente Prudente também já tiveram oportunidade de reunir entidades da região para discutir a conjuntura econômica e política local além da reforma trabalhista, aprovada em 2017. O evento em Campinas conseguiu o marco de reunir 65 entidades.

Além de sindicatos da região, o evento contou com a presença de quatro federações, duas confederações e dos diretores da CSB e do Sindpd em Campinas Loide Mara Belchior e Ismael Antonio de Souza. Assim como nos encontros anteriores, duas palestras foram ministradas. Uma sobre Financiamento Sindical e Negociações Coletivas, com a advogada Augusta Raeffray, e outra sobre a reforma trabalhista, com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15), de Campinas, Luis Henrique Rafael.

Para o encontro em Campinas, as Negociações Coletivas foram incluídas como tema. O presidente da CSB SP, Igor Tiago Pereira, conta que foi muito importante essa inclusão. “Estamos mostrando a realidade do que está acontecendo com o movimento sindical e vimos que praticamente ninguém com data base no primeiro semestre fechou acordo. Foi importante esse debate porque tinha representação no evento e muitos questionamentos”.

Pereira chama atenção para a necessidade de mostrar união e saídas após a reforma trabalhista. “A maioria dos patrões tem a cabeça de querer arrancar direitos após a reforma. Eles acham que podem fazer o que bem entendem, e não é verdade. Estamos fazendo os sindicatos ir à base e lutar”, diz.

O dirigente afirma que a reforma trabalhista já apresenta efeitos nocivos. “O desembargador Rafael trouxe para a gente um dado alarmante. Na 15ª  do Tribunal Regional do Trabalho, onde atua, os pedidos por dissídio coletivo, quando não há acordo sem mediação para reajuste salarial e ou cláusulas sociais, aumentaram 300%”, afirma Pereira.

Novos filiados e próximo passo
O presidente da CSB SP diz que no evento foi confirmado, ainda, a filiação de nove novos sindicatos. O ganho é atribuído ao trabalho que a CSB vem fazendo e também a esses eventos. Segundo Pereira, os novos sindicatos são resultado da Confederação Nacional dos Servidores Públicos e da Federação dos Funcionários Públicos de São Paulo, filiados à CSB recentemente e que trouxeram os novos membros para a Central.  “Os sindicatos e as entidades maiores têm participado dos eventos em São Paulo e também vieram para Campinas. Eles viram que a CSB está trabalhando e se preocupa em fazer um trabalho próximo e diferente”, festeja Pereira.

O próximo passo da CSB SP será avaliar os quatro eventos feitos para analisar a conjuntura e a estrutura e seguir com o trabalho para mais cidades de forma ainda mais aprimorada.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem