CSB quer implementar projeto nacional para combater informalidade nas Ceasas

Antonio Neto recebeu representantes do Sintramov e da FETRAMMERGS para debater projeto que visa a conscientização dos trabalhadores a respeito da importância do contrato formal de trabalho

O presidente da CSB, Antonio Neto, recebeu em São Paulo a visita de Flavio Câmpara, diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Contagem, Betim e Região (Sintramov), e Antonio Luiz Roma Machado, presidente da Federação dos Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias, Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais, Comércio Armazenador e Movimentação de Mercadorias em Geral do Estado do Rio Grande do Sul (FETRAMMERGS) e secretário de cultura da CSB, para debater as necessidades da categoria.

Durante a reunião, os representantes dos movimentadores de mercadorias pediram o apoio da CSB para a implementação do projeto Carga Pesada em todo território nacional. O programa tem como objetivo retirar da informalidade os trabalhadores da categoria. O projeto é gerido pela da Coordenadoria de Combate a Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret) do Ministério Público do Trabalho. O Sintramov implementou o programa no Ceasa Minas no início de 2015. As ações do sindicato visam a conscientização dos trabalhadores a respeito da importância do contrato formal de trabalho como instrumento de proteção da relações de emprego.  Além disso, houve a implementação, dentro do Ceasa, de um consultório odontológico móvel para atendimentos de trabalhadores avulsos.

A CSB contribuiu com o apoio à impressão e divulgação de uma cartilha educativa sobre os direitos trabalhistas dos movimentadores de mercadorias.  O trabalho desenvolvido pelo Sintramov no entreposto de Contagem/MG está sendo usado como modelo para implementação do projeto nos demais Ceasas do País. O modelo do projeto Carga Pesada também já foi implementado em Brasília.

Segundo Flavio Câmpara, diretor do Sintramov, é preciso que todos os concessionários que atuam nos mercados atacadista em todo o Brasil estejam de acordo com a Lei 12.023/2009, segundo a qual a contratação de profissionais avulsos pelas empresas deve ter intermediação obrigatória do sindicato. “Lutamos há muitos anos pela fiscalização e pelo fim da informalidade dos trabalhadores da movimentação de mercadoria. E com o projeto Carga Pesada estamos tirando milhares de trabalhadores da informalidade”, disse.

O dirigente também destacou a necessidade de conscientizar a categoria, já que alguns resistem à sindicalização. “Temos que mostrar aos carregadores os benefícios da sindicalização, como férias, 13° salário, recolhimento do FGTS, entre outros. O receio é baseado no total desconhecimento”, afirmou.

Para Câmpara, a regularização da situação dos movimentadores trará segurança para as relações trabalhistas e também irá garantir maior segurança ao ambiente dos Ceasas. “É fundamental a imediata identificação e regulamentação dos trabalhadores informais que transitam livremente entre funcionários, clientes e usuários dos entrepostos”, pontuou.

Com o apoio do Sintramov e da CSB, o próximo estado a receber o Carga Pesada será o Rio Grande do Sul ainda este ano. Para Antonio Luiz Roma Machado, presidente da FETRAMMERGS, só com este projeto e com maior fiscalização os sindicatos poderão garantir que os trabalhadores não serão submetidos a condições análogas à escravidão como já acontece em muitos Ceasas do Brasil. “Os movimentadores do Rio Grande do Sul estão há muitos anos lutando pelo fim da informalidade, e esse projeto será uma importante contribuição para começo de uma nova era para os movimentadores de mercadoria e da formalidade e da garantia de direitos”, avaliou.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom