CSB promove curso de negociação coletiva para dirigentes sindicais no Espírito Santo

Representantes dos servidores públicos capixabas e de Minas Gerais assistiram às aulas de capacitação do Dieese

Realizado entre os dias 8 e 10 de maio em Jacaraípe, no Espírito Santo, o curso Estrutura e Processo da Negociação Coletiva foi ministrado por técnicos do Dieese, em parceria com a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), aos dirigentes de sindicatos e federações dos servidores públicos capixabas e também de Minas Gerais filiados à Central. O curso contou com a participação de 31 dirigentes dos dois estados e foi promovido com o apoio da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Espírito Santo (Fespume-ES) e da Federação dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais.

Durantes os três intensivos dias de aula, os técnicos do Dieese apresentaram aos participantes o conceito e o processo de negociação coletiva. Palestras sobre o comportamento e a argumentação da negociação, aspectos teóricos e práticos, além do planejamento de campanha, fizeram parte do cronograma. A programação também contou com uma palestra sobre as novas portarias do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), disponíveis na seção “Legislação” do site da CSB.

Avaliação

Os participantes avaliaram positivamente o curso. Jorge Antonio da Silva Nascimento, presidente da Fespume-ES, considerou o curso fundamental para que os representantes sindicais cheguem às mesas de negociação mais bem preparados. “As aulas nos proporcionaram mais conhecimento sobre o processo de negociação, já que os representantes dos servidores têm enfrentado dificuldades nas negociações com o executivo”, afirmou.

Cosme Nogueira, diretor da CSB e do Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (MG), parabenizou a Central pela iniciativa de capacitar seus dirigentes. “O fato de a negociação coletiva no setor público ainda não ser regulamentada torna difícil o trabalho dos dirigentes junto aos gestores e às prefeituras, mas lutaremos pela regulamentação da Convenção 151. E a Central sai na frente qualificando os dirigentes para as mesas de negociação”, pontuou.

Alcenir Aguiar da Costa, dirigente da Fespume-ES e coordenador da CSB no Espírito Santo, elogiou o material didático do curso. “Os profissionais do Dieese também são muito competentes. Esperamos que a ideia de negociação se torne algo rotineiro, possibilitando aos dirigentes o conhecimento sobre a realidade de seus sindicatos. Isso fará com que eles tenham instrumentos concretos para a negociação salarial”, enfatizou o coordenador.

Fortalecimento da categoria

Durante o curso de negociação coletiva, os dirigentes da Central e das entidades filiadas idealizaram o 1º Encontro Nacional dos Servidores Públicos da CSB para  a formulação de propostas com ênfase na regulamentação da Convenção 151. Alvaro Egea, secretário-geral da entidade, afirmou que promover eventos como este favorece o debate e o surgimento de ideias. “A CSB tem a competência para formatar o curso de acordo com a necessidade da categoria. Percebemos a vontade dos dirigentes em adquirir conhecimento”, comemorou.

“Vamos debater a proposta do Encontro Nacional, trazer as ideias dos dirigentes e levá-las à diretoria. Toda iniciativa que contribua para destravar as pautas da categoria tem o apoio da CSB”, concluiu Alvaro Egea.

Veja a galeria de fotos do curso de negociação coletiva no Espírito Santo

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem