CSB promove ação em Brasília para discutir pauta trabalhista

Evento de três dias será marcado por encontro com parlamentares no Congresso Nacional

Nos dia 26, 27 e 28 de fevereiro, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) lançará em Brasília a Campanha Nacional pela Ampliação dos Direitos Trabalhistas. O movimento contará com a presença do presidente da CSB, Antonio Neto, de dirigentes da Central e prevê encontro com parlamentares no Congresso Nacional e reuniões com os representantes da Central para discutir questões essenciais da pauta, como o fim do fator previdenciário, a jornada de trabalho de 40 horas, a consolidação dos direitos dos trabalhadores e a melhoria na distribuição da renda.

As bandeiras da CSB vão além, com a regulamentação da Convenção 151 da OIT, assegurando direitos aos servidores públicos, e a subscrição da Convenção 158 da OIT, impedindo a demissão imotivada. A Central também luta pelo fim do Precedente 119 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e da perseguição de setores do Ministério Público do Trabalho aos sindicatos.

“Pretendemos encaminhar discussões setoriais no Congresso, aproveitando o movimento da CSB para debater assuntos de interesse das categorias filiadas, como servidores públicos, movimentadores de mercadorias, rurais, trabalhadores na saúde, entre outros”, explicou Antonio Neto.

Ação na capital federal

A Central pretende expor e ampliar a sua visibilidade com o objetivo de mostrar às lideranças políticas que a CSB é uma entidade forte e em franca ascensão, e acima de tudo defende e luta pelos interesses das classes trabalhadoras. “Levaremos nossas bandeiras e nossos ideais para Brasília como forma de dar maior evidência aos assuntos urgentes da pauta trabalhista, que ainda estão parados”, salientou o presidente da CSB.

Antonio Neto ressalta que o governo acertou em fomentar a produtividade, mas agora é o momento de negociar a parte dos trabalhadores e manter o desenvolvimento econômico. “Os anseios da sociedade e dos trabalhadores fazem parte de uma pauta emergencial. A campanha para a flexibilização dos direitos trabalhistas macula as conquistas já adquiridas. É com a valorização da classe trabalhadora que impulsionaremos o País na manutenção do desenvolvimento”, afirmou Neto.

Ideais da CSB

Com um crescimento vertiginoso em 2012 – mais de 400 entidades filiadas, a CSB defende que uma central sindical deve catalisar as forças progressistas do País, mostrar compromisso com a Nação e os trabalhadores; deve ter capacidade de promover e acompanhar os avanços da sociedade; ter firmeza na defesa da unicidade sindical e da contribuição compulsória; ter pluralidade interna e capacidade de garantir espaço para todos os dirigentes sindicais filiados.

“Lutamos pela criação de Pisos Nacionais e a regulamentação das categorias profissionais. Batalhamos para impedir que prefeituras e órgãos públicos paguem salários bases menores que o mínimo. Queremos a valorização do trabalhador rural, o apoio do Estado à produção agrícola, com assistência técnica e financiamento”, defendeu Antonio Neto.

Sem hegemonia partidária, os dirigentes da CSB se mostram comprometidos com a luta dos trabalhadores. “Respeitamos e promovemos a pluralidade interna, e participamos ativamente de todas as lutas centrais da história recente do Brasil, contribuindo, de forma profunda, com os avanços conquistados pelo povo brasileiro”, reiterou o presidente da Central.

A entidade pretende levar o lema “Sindicatos fortes, Brasil mais Justo” como bandeira de ação, uma vez que sintetiza os ideais da CSB. “É fortalecendo os sindicatos e priorizando a organização do conjunto dos trabalhadores, principalmente os que têm mais dificuldade em avançar em seus diretos, que a Central contribuirá para tornar o País mais igualitário”, finalizou Antonio Neto.

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver