Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB promove ação em Brasília para discutir pauta trabalhista

CSB promove ação em Brasília para discutir pauta trabalhista

Evento de três dias será marcado por encontro com parlamentares no Congresso Nacional

Nos dia 26, 27 e 28 de fevereiro, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) lançará em Brasília a Campanha Nacional pela Ampliação dos Direitos Trabalhistas. O movimento contará com a presença do presidente da CSB, Antonio Neto, de dirigentes da Central e prevê encontro com parlamentares no Congresso Nacional e reuniões com os representantes da Central para discutir questões essenciais da pauta, como o fim do fator previdenciário, a jornada de trabalho de 40 horas, a consolidação dos direitos dos trabalhadores e a melhoria na distribuição da renda.

As bandeiras da CSB vão além, com a regulamentação da Convenção 151 da OIT, assegurando direitos aos servidores públicos, e a subscrição da Convenção 158 da OIT, impedindo a demissão imotivada. A Central também luta pelo fim do Precedente 119 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e da perseguição de setores do Ministério Público do Trabalho aos sindicatos.

“Pretendemos encaminhar discussões setoriais no Congresso, aproveitando o movimento da CSB para debater assuntos de interesse das categorias filiadas, como servidores públicos, movimentadores de mercadorias, rurais, trabalhadores na saúde, entre outros”, explicou Antonio Neto.

Ação na capital federal

A Central pretende expor e ampliar a sua visibilidade com o objetivo de mostrar às lideranças políticas que a CSB é uma entidade forte e em franca ascensão, e acima de tudo defende e luta pelos interesses das classes trabalhadoras. “Levaremos nossas bandeiras e nossos ideais para Brasília como forma de dar maior evidência aos assuntos urgentes da pauta trabalhista, que ainda estão parados”, salientou o presidente da CSB.

Antonio Neto ressalta que o governo acertou em fomentar a produtividade, mas agora é o momento de negociar a parte dos trabalhadores e manter o desenvolvimento econômico. “Os anseios da sociedade e dos trabalhadores fazem parte de uma pauta emergencial. A campanha para a flexibilização dos direitos trabalhistas macula as conquistas já adquiridas. É com a valorização da classe trabalhadora que impulsionaremos o País na manutenção do desenvolvimento”, afirmou Neto.

Ideais da CSB

Com um crescimento vertiginoso em 2012 – mais de 400 entidades filiadas, a CSB defende que uma central sindical deve catalisar as forças progressistas do País, mostrar compromisso com a Nação e os trabalhadores; deve ter capacidade de promover e acompanhar os avanços da sociedade; ter firmeza na defesa da unicidade sindical e da contribuição compulsória; ter pluralidade interna e capacidade de garantir espaço para todos os dirigentes sindicais filiados.

“Lutamos pela criação de Pisos Nacionais e a regulamentação das categorias profissionais. Batalhamos para impedir que prefeituras e órgãos públicos paguem salários bases menores que o mínimo. Queremos a valorização do trabalhador rural, o apoio do Estado à produção agrícola, com assistência técnica e financiamento”, defendeu Antonio Neto.

Sem hegemonia partidária, os dirigentes da CSB se mostram comprometidos com a luta dos trabalhadores. “Respeitamos e promovemos a pluralidade interna, e participamos ativamente de todas as lutas centrais da história recente do Brasil, contribuindo, de forma profunda, com os avanços conquistados pelo povo brasileiro”, reiterou o presidente da Central.

A entidade pretende levar o lema “Sindicatos fortes, Brasil mais Justo” como bandeira de ação, uma vez que sintetiza os ideais da CSB. “É fortalecendo os sindicatos e priorizando a organização do conjunto dos trabalhadores, principalmente os que têm mais dificuldade em avançar em seus diretos, que a Central contribuirá para tornar o País mais igualitário”, finalizou Antonio Neto.